RESIDÊNCIA BURTON TREMAINE

ANO: 1947

LOCAL: SANTA BÁRBARA, CALIFÓRNIA

PAÍS: ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA – USA

DESCRIÇÃO:

“A solução adotada de acordo com o programa e as condições locais, é muito adequada ao terreno tirando o máximo partido na maravilhosa vista sobre o oceano Pacifico. Assim pois evitamos qualquer solução que dividisse a propriedade em duas partes, com os “pilotis” e a situação de pavimento superior em posição diferente da do terreno, a solução permitirá ao ‘living-room’ ser orientado para este, protegido quando necessário, por varandas e ‘brise-soleils’.

Os quartos embora voltados para o sul, estão com vistas para o mar, e têm janelas para o norte, sendo deste modo bem orientados e ventilados.

Com este objetivo, tentamos proporcionar a toda a casa o máximo conforto de ambiente. O ‘living-room’ e a sala de jantar estão ligados ao jardim e à piscina por uma grande marquise sob o qual se acham locais de estar com o bar, etc., protegidos do vento por painéis de vidro fixo.

Foi também projetada uma sala de música no ‘living-room’, com nível 90 cm mais alto, que permitirá dançar em torno do bar e da piscina, durante as festas.

Os serviços racionalmente distribuídos preenchem as exigências do programa. A lavandaria dispõe de tubos de queda e monta cargas para a rouparia no pavimento superior.

Neste pavimento, os quartos, assim como o apartamento principal, estão ligados diretamente com a piscina por meio de uma escada externa.

Treliças de madeira servem de quebra-sol para os quartos e também agradáveis varandas privativas de cada um de. Foram previstos ‘brise-soleils’ para a proteção externa. De fácil manejo, eles permitirão controlar a insolação e a luminosidade excessivas, sem impedir a visibilidade.

Nos quartos, eles funcionarão como cortina protegendo contra a luz e resguardando a intimidade.

Arquiteturalmente, a solução é simples e pura e se compõe de duas partes definidas: uma formada por um bloco retangular que é o pavimento superior e a outra em contraste com o mesmo, que é o pavimento térreo.

Esculturas e painéis murais foram projetados, não como elementos independentes, mas sim, como parte integrante do todo, enriquecendo-o e completando-o.”*1

 

*1 PROJETO para a residência do Snr. Tremaine Junior: Califórnia, Estados Unidos. Revista Municipal de Engenharia, Rio de Janeiro, v.15, n.2, p.52-5, abr.-jun. 1948.