PRAÇA DA APOTEOSE

ANO: 1983

LOCAL: RUA MARQUÊS DE SAPUCAÍ 36, SANTO CRISTO, RIO DE JANEIRO

PAÍS: BRASIL – BR

DESCRIÇÃO:

Passarela Professor Darcy Ribeiro, popularmente conhecida como Sambódromo (é o nome dado aos conjuntos arquitetônicos destinados aos desfiles das Escolas de Samba. Geralmente são compostos por uma passarela e uma área de dispersão das agremiações).

A Passarela localiza-se na Avenida Marquês de Sapucaí, na cidade do Rio de Janeiro. A maior parte da passarela situa-se no Centro da cidade, porém a sua porção final, após a Avenida Salvador de Sá, pertence ao bairro Cidade Nova.

Niemeyer retorna ao Brasil no começo dos anos 80, no início da abertura política, quando dá anistia dos exilados no governo João Figueiredo. Na ocasião o antropólogo Darcy Ribeiro, amigo de Niemeyer, era vice de Brizola, ex-exilado e governador do Rio de Janeiro eleito em 1982.

Para consolidar os projetos educacionais e culturais de Darcy Ribeiro, Niemeyer projeta o Sambódromo do Rio de Janeiro, que possui salas de aula sob as arquibancadas, a Passarela foi construída em tempo recorde para o carnaval de 1984, foram quatro meses de obras.

 

Segundo as informações da página de Niemeyer o projeto busca devolver ao povo o Desfile das Escolas de Samba que contempla os camarotes suspensos na cota + 3, assim toda a área do pavimento térreo permanece livre. A estrutura consiste de um lado, de seis blocos de arquibancadas separados 30 metros com o objetivo de criar as praças populares. Do outro, um grande bloco de camarotes que segue até o fim o prédio da Brahma (hoje já demolido).

O projeto único no mundo em sua tipologia dota a cidade de um equipamento urbano permanente para a exibição do tradicional espetáculo do desfile das escolas de samba.

Inaugurada em 1984, marcou o início do sistema de desfiles das escolas de samba em duas noites. Sua estrutura, em peças pré-moldadas de concreto, possui cerca 700 metros de comprimento, e antes da reforma, capacidade para 60.000 pessoas.

No final da Passarela, as arquibancadas separem-se criando uma grande praça, chamada Apoteose, onde também está situado o Museu do Samba que com seus largos degraus – o palco – abre-se para a praça e o Museu para a Rua Frei Caneca. Arrematando a composição um grande arco delimita o final do espetáculo.