OBRA DO BERÇO

ANO: 1937

LOCAL: RIO DE JANEIRO

PAÍS: BRASIL

DESCRIÇÃO:

“O ‘brise soleil’ é uma solução proposta por Le Corbusier como proteção térmica para Algéria. Consta de um sistema de placas que, colocadas junto à fachada, evitam a incidência dos raios solares na mesma.

Pouco a pouco ele vai também generalizando-se entre nós. E assim, conforme o caso, vamos tentando colaborar dentro do ‘princípio inicial’, procurando variantes que mais se adaptem aos problemas propostos.

O caso da Obra do Berço também pedia uma. Situada à Avenida Epitácio Pessoa e dispondo de salas de estar e trabalho, impunha-se logicamente que, apesar da orientação desfavorável para esse lado, procurássemos localizá-las aproveitando para as mesmas o panorama da lagoa.

Verificamos que uma solução de proteção fixa, não resolveria. A variação da trajetória solar nos equinócios anularia qualquer proteção, a menos que a inclinação das placas fosse determinada em função da época do ano mais desfavorável, o que, além de uma inclinação demasiada, nos traria a perda quase total da vista da lagoa.

A solução que adotamos resolve de modo definitivo o problema. Consiste num sistema de pineis giratórios de eixo vertical, armados em ferro e ‘Eternite’, manobrados manualmente. Como elemento plástico, também interessa pelo aspecto leve e funcional que apresenta e ao qual a necessidade técnica de dividir em painéis que trabalhem isolados ainda mais vem acentuar.

O sistema proposto nos garante ainda as seguintes possibilidades:

  1. a) – o desvio será feito conforme a época do ano, para um lado ou para outro o que permitirá sempre mínimo de inclinação.
  2. b) – durante as horas não insoladas (6 horas da manhã às 2 da tarde) ou nos dias sombrios teremos a vista inteiramente livre, bastando para isto conservar as placas normais à fachada;
  3. c) – nos dias frios ou chuvosos poderemos evitar as rajadas de SO com uma pequena retificação;
  4. d) – a luz interior poderá ser graduada a vontade em função do dia e das exigências do trabalho.” *1

 

*1 NIEMEYER, Oscar. A proteção da fachada oeste por “brise soleil”. Revista Municipal de Engenharia”, Rio de Janeiro, v.6, n.3, p.282-3, maio 1939.

http://fundacaooscarniemeyer.org.br/obra/pro004