MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA

ANO: 1987

LOCAL: SÃO PAULO

PAÍS: BRASIL

DESCRIÇÃO:

 

Edificações e elementos previstos:

– Biblioteca das Américas

– Salão de Atos

– Restaurante

– Recepção

– Pavilhão da Criatividade

– Administração

– Auditório

– Passarela

– Rampa de acesso

– Praça Cívica

– Sanitários

 

“A entrada principal seria feita pela rampa da estação do metrô. E aí, construído um grande patamar do qual os visitantes teriam uma visão completa do conjunto”.

São dois terrenos. Num deles ficaria o Memorial das Américas; a biblioteca – a primeira a ser construída para os povos da América Latina – e um restaurante. No outro, – a segunda etapa – o grande salão de exposições para venda de livros e obras de arte dos povos deste continente, o grande auditório para 5.000 pessoas e a secretaria.

A idéia é criar uma arquitetura baseada na técnica mais apurada. Vigas e placas curvas de concreto pré-fabricado. Solução simples, rápida de construir, capaz de dar ao conjunto a importância e a monumentalidade que merece.

No Memorial é uma viga de 60 metros com 5 metros de altura e nela apoiadas as placas curvas da cobertura. Um ambiente severo e grandioso enriquecido pelo painel de Portinari e baixos relevos que Darcy Ribeiro sugeriu, a contarem as origens dos povos homenageados. Na biblioteca, a viga de 90 metros e 8 metros de altura, na qual também se apoiam as placas curvas da pré-fabricação. No restaurante, a cobertura circular e, semi-enterrados, o serviço e a cozinha.

No terreno anexo, o grande salão de exposições e o auditório com sua cobertura convexa e protensão.

Era o que devia dizer sobre este projeto, já dimensionado pelo técnico estrutural José Carlos Sussekind.” *1

“O Memorial da América Latina representa um ato de fé e solidariedade continental. Um gesto de grandeza e aproximação, um apelo a essa unidade política que nela há deveria estar estabelecida. E tudo isso deve inserir-se na sua arquitetura. No arrojo das suas estruturas, na unidade plástica que a deve caracterizar.

                Se vocês examinarem melhor este projeto, verão como tais problemas constituíram minha primeira preocupação. Como suas estruturas são ousadas e simples, ao mesmo tempo, como nelas predominam o apuro técnico e a forma inovadora. Nada de filigranas. Nada de detalhes menores. São vigas de 90 e 60 mts. a sustentarem as placas curvas do pré-fabricado. É a arquitetura reduzida a 2 ou 3 elementos. Clara, simples e diferente. É a procura da beleza nas suas superfícies curvas e sensuais, nas espessuras variadas de suas lajes e apoios. E estes, vigorosos pois assim os exigiu os grandes vãos livres; altos, iluminando a grande praça acentuando pelo contraste as longas superfícies horizontais da composição.

                E se vocês forem ao local depois da obra concluída, sentirão, logo ao descer da estação do metrô, ainda no grande patamar de chegada, como todo o conjunto é harmonioso e bem distribuído. O Memorial das Américas a convidá-los de longe para o visitar, com suas colunas a se refletirem nos espelhos d’água projetados.

                E os aconselharia a se deterem na biblioteca – a primeira biblioteca da América Latina – construída neste continente – a contar nos seus 50 mil volumes sua história, sua libertação, sua cultura, seus grandes artistas e poetas.

                Logo após vocês vão chegar ao Memorial. E aí, entre os negros vidros das fachadas, lembrar os velhos tempos dessa América Latina tão ofendida, suas origens, seus libertadores, seus colonizadores, sonhos e esperanças.

                Mas a visita continua e depois da passarela, do outro lado da estrada, surgirá o Pavilhão da Criatividade e mais adiante, o grande auditório para 4 mil pessoas, onde serão debatidos os problemas da América Latina e os meios de unidos, levá-los a bom termo.” *2

 

*1 NIEMEYER, Oscar. [Memorial da América Latina]. Rio.16.9.87.Fundação Oscar Niemeyer. Coleção Oscar Niemeyer.

*2 NIEMEYER, Oscar. [Memorial da América Latina – Pré-Fabricados].s.d.Fundação Oscar Niemeyer. Coleção Oscar Niemeyer.

http://niemeyer.org.br/obra/pro214