CATEDRAL DE BRASÍLIA

ANO: 1958

LOCAL: BRASÍLIA

PAÍS: BRASIL

DESCRIÇÃO:

“O projeto de uma catedral é sem dúvida um dos temas mais atraentes para o arquiteto. Seu estudo permite a maior liberdade de concepção, dada a simplicidade do programa com relação ao ritual sacro. Não se trata – e isto é fundamental – de resolver pequenos ambientes, para o que qualquer sistema construtivo seria aplicável, mas sim de criar os grandes espaços livres que caracterizam uma catedral. O problema é assim conduzido para o setor das grandes estruturas, integrando-se, conseqüentemente, na especulação e emprêgo da técnica mais avançada. Essa carcterística, que as catedrais estabelecem, permite aos estudiosos da arquitetura sacra, inclusive, uma idéia exata e cronológica da evolução e das diversas etapas por que passa a técnica construtiva. E, nessa evolução progressiva, estão presentes os exemplos mais preciosos da arquitetura religiosa, desde as primeiras construções em pedra, e as geniais conquistas da arte romana e gótica, até a época presente.

Para a Catedral de Brsília, procuramos encontrar uma solução compacta, que se apresentasse externamente – de qualquer ângulo – com a mesma pureza. Daí a forma circular adotada, que além de garantir essa característica, oferece  à estrutura uma disposição geométrica, racional e construtiva. Assim, vinte e um montantes, contidos em uma circunferência de setenta metros de diâmetro, marcam o desenvolvimento da fachada, numa composição e ritmo como de ascenção para o infinito. nEntre êles, placas de vidro refratário de côr neutra serão usadas, de modo a manter o interior em ambiente de suave recolhimento, no qual as formas do púlpitoe do côro se destacam como elementos de escala e composição plástica. A entrada em rampa leva, deliberadamente, os fiéis a percorrer um espaço de sombra antes de se atingir a nave, o que acentua pelo contraste os efeitos de luz procurados.

Em volta da nave – rebaixada três metros em relação ao piso do terreno – encontram-se as capelas e ainda as ligações com as salas e serviços anexos à Catedral, e o batistério, localizado, como primitivamente, fora do templo.

A Catedral de Brasília terá quarenta metros de altura, capacidade para quatro mil pessoas e um conjunto anexo com cêrca de dez mil metros quadrados de construção.” *1

 

*1 NIEMEYER, Oscar. A catedral de Brasília. Módulo, v.2, n.11, p.8-9, dez.1958.

 

 

http://fundacaooscarniemeyer.org.br/obra/pro078