AUDITÓRIO IBIRAPUERA

ANO: 2002-2005

LOCAL: AVENIDA PEDRO ÁLVARES CABRAL, IBIRAPUERA, SÃO PAULO

PAÍS: BR, BRASIL

DESCRIÇÃO:

Para quem gosta de um passeio cultural diferente, o Auditório Ibirapuera é o lugar ideal. Em meio ao verde do parque, sentado na grama ou em qualquer cantinho, é possível curtir o som de diversos estilos ou assistir às peças teatrais com a qualidade de uma casa de show. Dá até para fazer um piquenique com a família e amigos enquanto assiste à apresentação.

A infraestrutura que permite que a casa ofereça shows tanto para a plateia externa, ao ar livre, quanto para a plateia interna, dentro do auditório, é um mecanismo que possibilita a abertura das portas, localizadas no fundo do palco, virando a boca do palco para a área externa do auditório. Nesta modalidade, a casa recebe aproximadamente 15 mil pessoas e, na plateia interna, recebe até 800 pessoas.

Sempre tem uma apresentação diferente por lá e, geralmente, aos domingos de manhã, acontecem eventos gratuitos ao ar livre. Já passaram pelo Auditório atrações como: o Coro Luther King (eleito um dos melhores coros); “Saravá! 100 Anos do Poetinha” (em homenagem ao centenário de Vinícius de Moares); o show de jazz com Leroy Jones (um dos mais importantes nomes do gênero) e a Mostra Internacional de Cinema. O auditório também recebe eventos teatrais e de dança (confira a programação e preços no site).

Arquitetura e esculturas compõem o cenário

Além dos espetáculos ao ar livre, a casa encanta pela obra arquitetônica, projeto de Oscar Niemeyer. Foi construído em um bloco único, que em planta é um trapézio e, em corte, um triângulo. As esculturas também dão um toque ao ambiente. Na entrada do auditório, chama a atenção uma obra conhecida como Labareda, semelhante a uma língua de fogo que sai da porta principal. Atrás da plateia, outra escultura, assinada por Tomie Ohtake (considerada a “dama das artes plásticas brasileiras”), no formato de uma imensa onda vermelha.

Moderna e inovadora, a casa também é acessível a todos os públicos, possui 14 espaços para cadeirantes e 46 assentos para obesos, além de elevadores e banheiros para deficientes e pessoas com mobilidade reduzida.

O projeto foi concebido na década de 1950 e inaugurado em 2005. Até 2011, o prédio permaneceu sob a gestão do Instituto Auditório Ibirapuera e, a partir desta data, passou a ser responsabilidade do Itaú Cultural.

No subsolo, abriga uma escola de música para jovens e crianças, com projetos como: a Orquestra Brasileira de Escola do Auditório e o Grupo Furiosa do Auditório; os cursos de música são livres (como ingressar e outras informações podem ser obtidas diretamente no site).

Auditório Ibirapuera