EQUIPE

PRESIDENTE DE HONRA

Oscar Niemeyer (In memoriam)

PRESIDENTE

Paulo Sergio Niemeyer

DIRETORIA EXECUTIVA

Cris Camargo

DIRETORIAS

DIRETORIA ADMINISTRATIVA

José Francisco Daros

DIRETORIA DE ENSINO E PESQUISA

Igor de Vetyemy

DIRETORIA JURÍDICA

Eduardo Ramos

DIRETORIA DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS

Anna Maria Tornaghi

DIRETORIA DE CULTURA

Alexandre Murucci

DIRETORIA DE POLÍTICAS URBANAS

Denise Vogel

DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO

Maria Teresa Fernandes

REPRESENTE COMERCIAL – EUA

Denise Martins

CONSELHO DE HONRA

O Instituto Niemeyer de Políticas Urbanas, Científicas e Culturais – INPUC tem um Conselho de Honra, que tem como seu sócio fundador e presidente, o arquiteto de renome nacional e internacional Oscar Niemeyer (in memórian). O conselho é constituído por escritores, intelectuais, artistas, profissionais liberais, membros da academia, políticos e formadores de opinião, que orientam e dão suporte às atividades do Instituto.

Beth Carvalho / Ana de Hollanda / Fernando Morais / Anna Bella Geiger / Paulo Mendes da Rocha / Roberto Saturnino Braga / Carlinhos Brown / Jeferson R. M. Salazar / Carlos Fernando de Andrade / Carlos Eduardo Nunes Ferreira / Jesus Chediak / Luiz Carlos Barreto /

 

CONSELHO INTERNACIONAL

Alexandre Capiaumont (FRA) / Fabrice Simondi (FRA) / Jan-Maurits Loecke (LON) / Sónia Nunes Henriques (LON) / Lígia Pedra (ITA) / Marcia Jardim ( Representante /Europa) / Fabrice Simondi (FRA) / Marco Aurelio Fróes (ÁFRICA) / Gustavo Restrepo (COL) / Alejandro Restrepo (COL) / Teresa Barata Salgueiro (POR) / Francesc Aragall (ESP) / Victor Pineda (EUA) 

CONSELHO TÉCNICO

O Instituto Niemeyer de Políticas Urbanas, Científicas e Culturais – INPUC possui um conselho técnico, composto por pessoas físicas e/ou jurídicas, se necessário, com a função de orientar as decisões do Conselho Deliberativo e traçar novas diretrizes para encaminhamento das futuras atividades do Instituto.

Edson Ferreira dos Santos / Jorge Garcia / Ronald Dutra / Ana Elisa Niemeyer / Carlos Eduardo Niemeyer (Kadu Niemeyer) / Vera Niemeyer / Moyses Ajhaenblat / Paulo Ribeiro / Rodrigo Gerheim / Ruth Buarque / Heloisa Alves / Vicente Wisembach / Guilherme Mendes da Rocha / Maria Helena Pereira da Silva / Afonso Carvalho / João Luiz Azevedo / Angelo Derenze

 

CONSELHO DE ARQUITETURA E URBANISMO

Washington Fajardo / Vicente de Castro / Armando Abreu / Regina Cohen / Guilherme Mendes da Rocha / Nadir Vera Dias / Rogério Goldfeld Cardeman / Rogério Cruz de Oliveira / Cecília Maria Neder Castro / Silvio Nascimento / Bruno Rosa / Gustavo Portela / Sandra Sayão / Leila Marques / Simone Feigelson / Telmo Magadan

SÓCIOS MANTENEDORES

São parcerias fiéis formadas pelos mesmos propósitos, pela compreensão da necessidade de fazer a diferença, de fazer parte da construção de um mundo melhor.

Ser Sócio Mantenedor de uma Instituição é identificar-se com a obra e a importância do trabalho desenvolvido. É acreditar que o simples ato de doar faz muita diferença, até porque o sócio mantenedor é o principal contribuinte da Instituição. A soma dessas doações, por menores que sejam, permitem a continuidade e a manutenção da qualidade dos serviços oferecidos pela Instituição.

O Instituto Niemeyer criou 3 categorias que remetem a obra e a história de nosso Presidente de Honra, Oscar Niemeyer.  

 

Categorias:

Alvorada: o tí­tulo de associado Alvorada é razão de prestí­gio, pois reúne a sua volta um grupo seleto de formadores de opinião e os pensadores mais relevantes do paí­s.

(o investidor terá direito a 5 convites para o Fórum Mundial Niemeyer – FMN)

Planalto: o título de Planalto promove o maior bussiness network do paí­s, suas ações de debate, fóruns, seminários, conferências, premiações, entre outros, colocarão sua organização em contato direto com grandes lí­deres, empresários e polí­ticos brasileiros.

(o investidor terá direito a 10 convites para o Fórum Mundial Niemeyer – FMN)

 

Itamaraty: o título Itamaraty auxilia e assessora organizações internacionais que necessitem se aproximar de empresas, governos e órgãos de classe; promove encontros de apresentação e reunião com outros dirigentes; e organiza encontros de convivência entre dirigentes de outros países, de forma a facilitar sua ambientação.

(o investidor terá direito a 15 convites para o Fórum Mundial Niemeyer – FMN)

 

PARCEIROS DO INSTITUTO NIEMEYER

Oferecem insumos e o Instituto proporciona, através de seus eventos, veí­culos e comunicação e encontros empresariais, visibilidade a seus parceiros.

 

ASSOCIADOS

O Instituto Niemeyer de Políticas Urbanas, Científicas e Culturais – INPUC é constituído por número ilimitado de associados, distribuídos da seguinte forma; associados benemérito e contribuintes, podendo ser criadas outras categorias, sem direito a voto.

A admissão ou exclusão de associados é atribuição do Presidente, sendo que caberá ao presidente indicar e fundamentar as razões.

São deveres de todos os associados:

I – cumprir as disposições estatutárias e regimentais;

II – Acatar as decisões do Regimento com relação aos associados;

III – contribuir para manutenção do Instituto.

ASSOCIADOS INSTITUCIONAIS NIEMEYER

oportunidade para ampliação e melhoria dos conhecimentos profissionais através da reconhecida experiência de convidados em fóruns, reuniões, palestras e cursos, visando o desenvolvimento de profissionais para o competitivo mercado.

ASSOCIADOS INDIVIDUAIS NIEMEYER

cada novo sócio tem a oportunidade de ampliar seu cí­rculo de relacionamento, de formar novos amigos, tanto no campo pessoal, quanto no profissional.

Categorias:

Alvorada: o tí­tulo de associado Alvorada é razão de prestí­gio, pois reúne a sua volta um grupo seleto de formadores de opinião e os pensadores mais relevantes do paí­s.

(o associado terá direito a 1 convite para o Fórum Mundial Niemeyer – FMN)

Planalto: o título de Planalto promove o maior bussiness network do paí­s, suas ações de debate, fóruns, seminários, conferências, premiações, entre outros, colocarão sua organização em contato direto com grandes lí­deres, empresários e polí­ticos brasileiros.

(o associado terá direito a 2 convites para o Fórum Mundial Niemeyer – FMN)

Itamaraty: o título Itamaraty auxilia e assessora organizações internacionais que necessitem se aproximar de empresas, governos e órgãos de classe; promove encontros de apresentação e reunião com outros dirigentes; e organiza encontros de convivência entre dirigentes de outros países, de forma a facilitar sua ambientação.

(o associado terá direito a 3 convites para o Fórum Mundial Niemeyer – FMN)

 

AMIGOS NIEMEYER

Amigos que comungam das ideias e da filosofia de vida de nosso Sócio fundador e Presidente de Honra, Oscar Niemeyer, avançando sempre na busca de uma sociedade justa, equilibrada e solidária.

Ferreira Gullar escritor, poeta, crítico de arte, biógrafo, tradutor, memorialistae ensaísta brasileiro e um dos fundadores do neoconcretismo

Le Corbusier arquiteto, urbanista, escultore pintor de origem suíça e naturalizado francês em 1930.

Peter Gasper seu primeiro contato com a iluminação arquitetônica ocorreu no início dos anos 1980, com o projeto que desenvolveu para a reiluminação do Sambódromo, no Rio de Janeiro. Começa ali sua parceria com Oscar Niemeyer, pautada pela sintonia entre o viés plástico dos projetos do lighting designer e a arquitetura escultural de Niemeyer.

Chico Buarque , cantor e compositor.

Santiago Calatrava, arquiteto espanhol, autor do projeto do Museu do Amanhã.

Sergio Rodrigues, arquiteto e designer.

Ítalo Campofiorito arquiteto e crítico de arte, participou do International Council on Monuments and Sites (Icomos) e atuou como crítico de Arte pela Associação Internacional de Crítica de Arte (AICA), bem como junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), onde assinou o tombamento de Brasília. É professor titular aposentado da Universidade de Brasília e foi diretor executivo do Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói entre 1996 e 2004 e posteriormente membro do Conselho Deliberativo.

Paulo Casé foi um arquitetoe urbanista brasileiro. Seu estilo é considerado modernista, racional e influenciado pelo arquiteto estadunidense Frank Lloyd Wright. Dentre os projetos de sua autoria, destacam-se os hotéis Hilton, Marriott e Le Méridien (atualmente Iberostar) do Rio de Janeiro, e o prédio Rio Metropolitan.

Sabino Barroso, arquiteto e um dos remanescentes do Grupo de Brasília.

Zaha Hadid, arquiteta iraquiana radicada em Londres, vencedora do Prêmio Pritzker em 2004.