CONHEÇA OS PALESTRANTES

 

Artista visual, curador e designer, é o Presidente da TRIO Bienal – Bienal Tridimensional Internacional do Rio de Janeiro, produtor da Artigo Rio – Feira de Arte Contemporânea, Diretor Cultural do Instituto Niemeyer, Diretor Cultural do Instituto Brando Barbosa, Content Curator da ZYX Web TV e Conselheiro do Instituto Preservale, além de Embaixador pela Associação dos Embaixadores de Turismo do Rio de Janeiro – Abemtur-RJ.  Como artista plástico, foi selecionado para as Bienal de Veneza, da Áustria e do Cairo, entre mais de 80 mostras. É também Diretor de Arte, cenógrafo e roterista, tendo assinado mais de 300 trabalhos entre peças, cinema e eventos institucionais .

 

Consultor e conferencista. Atua há mais de vinte anos no mercado de excelência, em âmbito internacional, com destaque para os segmentos de arquitetura e design. Ministra palestras e workshops, focados no enriquecimento pessoal e desenvolvimento profissional através do contato com a arte e a cultura. Curador de conhecimento para diplomatas, advogados, arquitetos, designers, galeristas e  empresários..

 

Eleito em 2018 como um dos 35 principais inovadores abaixo dos 35 anos da América Latina pelo MIT Technology Review. Tem bacharel em administração com pós-graduado em gestão de marcas. É cadeirante há 18 anos e sócio-fundador do Guiaderodas, empresa de tecnologia e acessibilidade duas vezes premiada pela ONU.  

Arquiteto pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, tem cursos de especialização em Harvard e no Institute For Housing Studies em Rotterdam. Doutor e professor Livre Docênte pela FAU/USP. Professor de História da Arquitetura nessa mesma Faculdade desde 1983. Presidente do CONDEPHAAT. 

 

Conselheiro do Instituto Niemeyer, Diretor da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo, Coordenador do Docomomo Rio, professor e Reitor da UVA. Mestre em Crítica de Arquitetura e Design pela Parsons School of Design, de Nova York, e Doutor em Urbanismo pela UFRJ. Membro do CEAU/RJ e autor dos livros “Barra da Tijuca, o presente do futuro” e “Teoria e História das Cidades”.

Arquiteto-Urbanista, formado em 1976, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro- FAU – UFRJ, onde se diplomou em Mestre e Doutor em Urbanismo, respectivamente com os trabalhos “Parâmetros Urbanísticos em Loteamentos Irregulares e Clandestinos” e “Urbanismo em Tempos de Retração”. Além disso, estudou no Institute of Housing Studies – IHS, Rotterdan, na Holanda, onde se especializou em “Housing, Planning and Building. Com a criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, o CAU, foi eleito como Conselheiro Estadual, em 2012 e 2014 e Conselheiro Federal, para o mandato 2018/ 2020, representando o Estado do Rio de Janeiro. É Sócio da URBANACON – Consultas Urbanas Assessoria e Gerenciamento Ltda. ,desde 1996, data de sua fundação. Recentemente, lançou o livro “VAZOU – Crônicas do Urbanismo Carioca”.

23 anos de experiência na área de desenvolvimento organizacional e de pessoas, Sócia da Fellipelli Consultoria e COO do Grupo Fellipelli, Graduada em Administração de Empresas, Especialista em Gestão Estratégica de Negócios, Trainer qualificada em Inteligência Emocional, Personalidade Humana e Neurociência aplicada a Liderança. Conferencista em Fóruns e Seminários, Coach Executiva, Consultora nas áreas de Liderança, Desenvolvimento Humano e Carreira. Dedica-se a desenvolver estratégias e soluções de valor, para orientar e inspirar as pessoas a atingirem novos níveis de engajamento, produtividade, relacionamento e bem-estar, contribuindo para uma sociedade mais saudável e consciente.

Doutor em Engenharia Civil, Mestre em Sistemas de Gestão e Administrador de Empresas. Palestrante, consultor e professor de disciplinas ligadas à ética nos negócios, responsabilidade social e sustentabilidade nos cursos de pós-graduação da UFF, UFRJ, UFRRJ e IBMEC, dentre outras organizações. Autor do Blog “Drops de Sustentabilidade” e Sócio-Proprietário na “Casa dos Felizardos”, uma hospedaria e local de bons cafés e encontros no Vale das Videiras, em Petrópolis, Rio de Janeiro. 

Geógrafo (UFRJ), Mestre em Ciências em Planejamento Urbano e Regional (COPPE/UFRJ) e Doutor em Economia (UNICAMP) e Pós-Doutorado na Universidad de Buenos Aires (UBA).  É Professor Colaborador Aposentado do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRJ e Bolsista de Produtividade do CNPq. Atualmente é Gerente de Projetos e Pesquisador na Geoeconomica Estudos e Pesquisas em Sustentabilidade Ltda.

 

Diretora de Planejamento e Projetos Urbanos do Instituto Niemeyer. Consultora de Organismos Nacionais e Internacionais em Licenciamento e Gestão Ambiental de Grandes Projetos de Investimentos no Brasil; Professora de Graduação e Pós-Graduação de Arquitetura e Urbanismo, Planejamento  Urbano e Metropolitano e Desenvolvimento de Cidades Turísticas; Diretora de Planejamento Ambiental da Urbanística Planejamento Regional.

 

Arquiteto pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie 1967/1971; Membro do Conselho Superior do IAB/SP e Conselheiro do CAU/SP; Projetos: SESC Santo Amaro, Teatro Oficina; Programa Habitacional Paraisópolis, Programa Habitacional Água Espraiada, Restauro e Ampliação Escola de Astrofísica, Teatro Colégio Santa Cruz.

 

Coordenadora nacional do projeto BrCidades. Arquiteta e urbanista, mestra, doutora e professora titular aposentada da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Foi da Secretaria de Habitação de Desenvolvimento Urbano do Município de São Paulo. Coordenadora do Curso de Pós Graduação da FAUUSP. Vice Ministra das Cidades – 2003-2005. Membro do Conselho de Pesquisa da USP –  2007 a 2010. 8 Livros publicados sendo que 3 estão na 7. e 8.  edições.

 

Arquiteto e urbanista, formado pela FAU – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo D. Pedro em 2001. Sócio fundador da Hayasaki Arquitetura, desenvolvem projetos em todo Brasil e no exterior. O nome Hayasaki virou uma grife e é valorizado e reconhecido por atender cada cliente de forma personalizada adequando funcionalidade, design, inovação, sofisticação e tecnologia a cada projeto. 

 

Músico, pesquisador e inventor em energias renováveis e sustentabilidade. É gestor de Projetos em Tecnologias Sustentáveis do Instituto Favela da Paz onde desenvolveu múltiplos  sistemas de energias sustentáveis,através de processos de conscientização ambiental e propagação de estratégias para uma cultura de paz.

 

Advogado, Mestre pela Universidade di Roma ‘Tor Vergata’ em “Direito Romano e Unificação do Direito”, foi membro da equipe de redação da “Rivista Next”, editada na Itália pelo sociólogo Domenico De Masi, Doutor em Direito pela Universidade federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), leciona no curso de especialização em responsabilidade civil na PUC/RS, e sócio da Magadan e Maltz Advogados em Porto Alegre.

Professor na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Colunista do jornal Folha de S. Paulo (2006-07 e 2016), e autor de livros como Lucio Costa (Cosac Naify, 2001), Caetano Veloso (Publifolha, 2005), Estado crítico: à deriva nas cidades (Publifolha, 2009), Oscar Niemeyer (Folha de S. Paulo, 2013), Espaço em obra: cidade, arte, arquitetura (Edições Sesc SP, 2018, com Julio Mariutti) e Dentro do nevoeiro: arte, arquitetura e tecnologia contemporâneas (Ubu, 2018). Editou o volume 54 da revista espanhola 2G (2010) sobre a obra de Vilanova Artigas, e publicou ensaios em diversos livros e revistas, tais como Artforum, Architectural Design, Domus, Arquitectura Viva, AV Monografías, 2G, Rassegna, Arch +, Baumeister, JA – Jornal Arquitectos, Urban China, Plot e Monolito. É membro da APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte. Foi curador do projeto de Arte Pública Margem (Itaú Cultural, 2008-10), das exposições Cildo Meireles: rio oir (Itaú Cultural, 2011), Paulo Mendes da Rocha: a natureza como projeto (Museu Vale, 2012), Pedra no céu: arte e a arquitetura de Paulo Mendes da Rocha (Museu Brasileiro da Escultura, 2017, com Cauê Alves), São Paulo: três ensaios visuais (Instituto Moreira Salles, 2017), Ocupação Paulo Mendes da Rocha (Itaú Cultural, 2018) e Infinito vão: 90 anos de arquitetura brasileira (Casa da Arquitectura de Portugal, 2018, com Fernando Serapião). Foi o Curador Geral da 10a Bienal de Arquitetura de São Paulo (Instituto de Arquitetos do Brasil, 2013). Recebeu o prêmio “Destaque 2018” da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) em 2019.

 

Graduado em engenharia elétrica pela Universidade São Francisco Pós graduado em engenharia de segurança do trabalho pela PUC. Pós graduado em Energias Renováveis pela USP Especialização em energia solar fotovoltaica pela ION. Pós graduando em Cidades Inteligentes – Tecnologia e Inovação. CEO, Fundador da SFX Engenharia. 

Doutora em Sociologia, é vice-presidente da Ashoka para a América Latina, colunista da Revista Nova Escola, membro do Conselho Municipal de Educação de São Paulo (CME-SP) e do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP). Organizadora da coleção “Territórios Educativos: Experiências em Diálogo com o Bairro-escola” e autora de livros e artigos sobre educação e direitos humanos. 

Ph.D. pelo Massachusetts Institute of  Technology – MIT. Um dos fundadores do Departamento de Matemática  da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio,.

Em 1979 concebeu e  implantou o Projeto Portinari, do qual é Fundador e Diretor-Presidente.

Em 2005, o Projeto Portinari recebeu o Prêmio Jabuti, pelo  Catálogo Raisonné de Candido Portinari, assim como o Prêmio Rodrigo Mello Franco de Andrade, outorgado pelo IPHAN.

Em 2008, foi agraciado pela Presidência da República com  a Ordem do Mérito Cultural, na categoria de Comendador. Em 2010, foi-lhe outorgada, pela União Brasileira de Escritores, a Medalha Antonio Olinto, “por relevantes serviços prestados à Cultura Brasileira”. Em 2012 foi eleito “Personalidade do Ano” pela Associação Brasileira de Críticos de Arte – ABCA.

 

A paixão e curiosidade pela infância e adolescência permeou por toda formação de Joana. Psicóloga formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, pedagoga pelo curso Pedagogia para liberdade, também concluiu a formação em Educação Não Formal no Instituto Machon Le Madrichim Latino Americano. Atuou no projeto de educação Polén e, hoje, é gestora pedagógica, professora e psicóloga do LIV, elabora e acompanha a produção do material didático e a relação com as famílias.

Idealizou o Thank God it’s Today, uma agência de transformação de indivíduos que prepara líderes através do desenvolvimento de habilidades socioemocionais para atuarem no futuro do trabalho que se inicia no momento presente. Foi executiva em multinacionais por 18 anos, estagiou no Vale do Silício na LucasArts, empresa de games do George Lucas, atuou em agências de publicidade como Ogilvy Mather, 141 e Neogama BBH. Em Brasília, dirigiu o marketing da Brasil Telecom e liderou equipes em 8 países na América Latina como executiva regional pelo Yahoo. Eleita em 2012 executiva destaque pelo Jornal Valor. Formada em Marketing pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e pós-graduada em Gestão Organizacional e Relações Públicas pela Universidade de São Paulo (USP). 

 

Bacharel em Direito (Univali) e Economia (University of Essex). Especialista em Finanças Corporativas pela Birkbeck School – University of London.  Atua como Diretor Executivo da Indústria Santa Luzia desde 2010. Interessa-se por construções sustentáveis, economia circular, destinação de resíduos sólidos e termoplásticos expandidos.

 

Especialista em Segurança Viária do WRI Brasil. Está envolvida em esforços relacionados ao planejamento, desenvolvimento e implementação de projetos de transporte sustentável nas cidades brasileiras. Participou de diversas auditorias de segurança viária em corredores de ônibus e BRT em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba. Atualmente, apoia cidades no desenho e implementação de infraestrutura segura e na adoção de Sistemas Seguros e Visão Zero como políticas públicas para salvar vidas.

45 anos, Relações Públicas, é fundadora e CEO da MCM Brand Group, grupo de comunicação integrada e live marketing comprometido com a diversidade e inclusão e signatária ativa do Fórum de empresas e Direitos LGBTI+. Foi eleita a mulher empreendedora de 2019 pela Weconnect Internacional, associação que identifica, certifica, apoia e conecta o empreendedorismo feminino no mundo e também é conselheira da ONG Integrare (Centro de Integração de negócios), responsável por incluir  fornecedores de minoria na cadeia de compras de grandes corporações. Além do seu lado empreendedor, Mônica atua como cantora e palestrante musicista e também é mãe do Leo.

Mestre em Estudos Populacionais e Pesquisa Social pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (2008), Graduada em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e Estatística pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (2003). Busca atuar em áreas em que possa integrar o conhecimento dessa formação multidisciplinar, trabalhando com Estatística Social e Ambiental. Nos últimos dez anos trabalhou com Indicadores Sociais – IBGE; na construção e gestão da base de dados biofísicos e socioambientais do Inventário Florestal Nacional – SFB/MMA; com análise de  dados do Censo da Educação Superior- MEC; e, atualmente, com Indicadores de Sustentabilidade e tipologias de cidades no Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis – CGEE.

 

Arquiteto e urbanista, é Professor Titular de Planejamento Urbano na FAU-USP. Em São Paulo, foi Superintendente de Habitação Popular (1989-1992), Secretário de Cultura (2015-6) e Relator do Plano Diretor Estratégico, nos dois mandatos como vereador (2001-4 e 2013-6). É autor de 13 livros, entre os quais Origens da Habitação Social no Brasil (1998), Affonso Eduardo Reidy (2000), Pioneiros da Habitação Social (Prêmio Jabuti de 2015, na Categoria Arquitetura e Urbanismo),  e A luta pela Reforma Urbana no Brasil (2018). É colunista do jornal Folha de São Paulo.

Professora emérita  da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – Mackenzie, foi presidente do CONPRESP e diretora do Departamento do Patrimônio Histórico da Prefeitura de São Paulo (2012/2016). Foi presidente da EMURB, empresa de urbanização da cidade de São Paulo, e secretária de Desenvolvimento Econômico e trabalho de Santo André, entre outros cargos públicos. Foi diretora da FAU Mackenzie(2005/2009) e coordenou a estruturação do programa de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo do Mackenzie .Professora convidada na Universidade de Cergy Pontoise e no IUP (Institut d’Urbanisme de Paris) é autora de “A Cidade Vertical e o Urbanismo Modernizador”, entre outros livros e artigos. Atualmente pesquisa patrimônio cultural, projetos urbanos na metrópole contemporânea e verticalização das cidades brasileiras.É também pesquisadora Produtividade do CNPQ

 

Artista. Formação acadêmica em Medicina. Diretor criativo do studio OM.art, onde reúne seu ateliê de artes plásticas, o espaço expositivo e o studio para desenvolvimento e produção de projetos de arte. Fundador e diretor de criação e estilo da Osklen. Ativista ambiental, fundador e presidente do Instituto-E, organização não governamental que realiza diversos projetos socioambientais. Membro do Conselho do Instituto Inhotim. Embaixador da Boa Vontade da UNESCO para Cultura de Paz e Sustentabilidade.

 

 

Médico e professor Emérito da UFRJ. Professor Titular de Cardiologia do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina – UFRJ . Diretor do Instituto do Coração Edson Saad – Universidade Federal do Rio de Janeiro.

 

Vice-presidente sênior de Desing & Technical Services AccorHotels América do Sul, atua há mais de 15 anos na área de projetos da AccorHotels no Brasil, assim como, no desenvolvimento técnico do Grupo na América Latina, tendo assumido a posição de Sênior Vice-Presidente (SVP) de Desing e Construção para a América do Sul em 2013. É também professor do curso de pós-graduação em Arquitetura e Desing de interiores para o Mercado de Luxo, da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI/SC).

 

Arquiteta Urbanista, Gerente de Cidades pela FAAP – Faculdades Armando Álvares Penteado, especialista em Direito Urbanístico pela Faculdade de Direito São Francisco da Universidade de São Paulo. Atualmente é Superintendente da Paisagem Urbana da São Paulo Urbanismo e foi novamente nomeada presidente da CPPU – Comissão de Proteção à Paisagem Urbana de São Paulo. Foi a criadora da Lei Municipal conhecida como “Cidade Limpa”, que reorganizou a Paisagem Urbana da cidade de São Paulo.

 

Urbanista e arquiteta, é prof. da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Foi diretora de planejamento da Secretaria Municipal de Planejamento de São Paulo. De 2008 a 2014 foi relatora especial da ONU para o Direito à Moradia Adequada. Atuou como colunista de urbanismo da Rádio CBN-SP, Band News FM e Rádio Nacional, e do jornal Folha de S.Paulo,  mantendo hoje coluna na Radio USP e em sua página na internet.

 

Reinaldo Bulgarelli é educador, atua na área de direitos humanos e desenvolvimento desde 1978 e atualmente é sócio-diretor da Txai Consultoria e Educação e Secretário Executivo do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+. É autor do livro “Diversos Somos Todos” sobre diversidade nas organizações, uma dos temas com os quais trabalha, sobretudo, no ambiente empresarial. É professor convidado na FGV, FIA, UNICAMP, FDC, entre outras escolas.

 

Arquiteto e urbanista, mestre e doutor pela FAU-USP. É professor livre docente da FAU USP e do Mestrado em Cidades Inteligentes e Sustentáveis da UNINOVE. Presidente do Instituto Pólis. integra o Conselho Diretivo da Casa do Povo. Integra o projeto FICA, fundo de propriedade coletiva com finalidades sociais. Coordena o Grupo de Pesquisa Lugares de Memória e Consciência (USP/CNPq). 

 

Aliando experiência em negócios disruptivos e sólida formação acadêmica, colabora na integração Indústria•Academia•Governo através do Ecossistema de Inovação para promover impactos nos negócios, na indústria e na sociedade. É o autor do FRAMEWORK DE INOVAÇÃO ©, modelo aberto, adotado por empresas, startups, universidades e instituições de apoio às empresas. Tem contribuições com Think Tanks de Inovação como Open Innovation BR, Fortec, BIN@, ECOA e Anpei.

 

Sua trajetória profissional resume numa série contínua de experiências intelectuais em universidades e instituições acadêmicas, na atividade de planejamento urbano, na gestão de políticas públicas e em sua dedicação permanente em seu espaço profissional, ao estudo e geração de ideias no campo de Projeto Urbano e Arquitetura. Delineando um processo de vida, comprometido com a complexidade social e política e o impulso de projetos inovadores e transformadores para cada lugar onde a sua intervenção é chamada.

 

Administrador, Mestre em Ciências Pedagógicas, Pós-Graduado em Filosofia Moderna e Contemporânea, em Teologia com ênfase em Diálogo Interreligioso e Ecumenismo, em Psicologia Junguiana, Consultor em Gestão de Pessoas, Professor, Coach Executivo e autor de diversos livros sobre Liderança, Valores Humanos, Espiritualidade no Trabalho, entre outros.

 

CEO da Bth Blockchain Solutions e Fundador do Work Valley Network (Ecossistema de inovação). Analista de sistemas a 10 anos, arquiteto e desenvolvedor Blockchain formado pela FIAP. Especialista em plataformas de criptoativos, Blockchain Ethereum, Geth, Solidity, Smart Contracts e Dapps (aplicações descentralizadas). Professor de cursos de Extensão em Blockchain promovido pela FATEC Jundiaí e IMC. Atualmente é responsável pela estruturação de projetos Blockchain em diversos países como Japão, China, Suíça, Brasil e Portugal, além de investidor e palestrante.

 

Mestrando em Medicina na UFRJ com foco em Variabilidade da frequência cardíaca no programa da pós graduação no ICES ( cardiologia UFRJ)com projeto Efeitos da manobra respiratória por biofeedback na variabilidade da frequência cardíaca (VFC) de atletas e não atletas residentes em áreas de vulnerabilidade ao estresse .Possui graduação em Direito pela Universidade Candido Mendes (1985). Pós graduação em Ciência Corpo/Mente – Biopsicologia . Formação em Biofeedback cardiorrespiratório . Neurocientista do comportamento, regulação das emoções e ansiedade.

Sócia coordenadora do setor Ambiental do escritório Siqueira Castro – Advogados de São Paulo. Especialista em Direito Ambiental pela Faculdade de Saúde Pública – USP e em Direito de Energia Elétrica e pela Universidade Cândido Mendes. Possui mais de 20 anos de experiência profissional em Direito Ambiental. Responsável pela Coordenadoria de Legislação da Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública – ABLP. Eleita entre os advogados mais admirados da área ambiental anualmente pela Revista Análise Advocacia desde 2010 e entre os advogados indicados na publicação rankeadora Chambers Latin America desde 2011, na categoria Environment Brazil.

 

Sócio-diretor da Brain Energy Energias Renováveis. Arquiteto e urbanista formado pela UFRGS. Foi Secretário de Estado de Coordenação e Planejamento, Presidente da CEEE – Companhia de Energia Elétrica do – e da Agência de Desenvolvimento do estado do RGSUL – e, a nível federal, foi Presidente da EBTU – Empresa Brasileira de Transportes Urbanos – e membro do CNDU-Conselho Nacional de Desenvolvimento Urbano. Coordenou missões e negociou programas junto ao Banco Mundial / BIRD e ao Banco Interamericano de Desenvolvimento / BID, voltados a infra-estrutura, desenvolvimento sustentável e Planejamento Urbano. 

Arquiteta e Urbanista graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES. Mestre e Doutora em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da USP. Bolsista de produtividade do CNPq. É Professora Associada (MS5.3) da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, onde coordena o Centro de Pesquisa em Construção Civil e Meio Ambiente e lidera o Grupo de Pesquisa “Qualidade e Sustentabilidade do Ambiente Construído”. Foi professora visitante na Harvard School of Public Health (2014) e na Univ. of Pittsburgh (2010). Assessora do Programa Ambiental das Nações Unidas (UNEP) nos temas análise do ciclo de vida e políticas públicas para eficiência energética de edificações; o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, em avaliação ambiental estratégica; e o GBC Brasil em avaliação do ciclo de vida.

Formado em 1966 na primeira turma de arquitetos e urbanistas da Universidade Federal do Paraná, onde depois foi professor das disciplinas de Teoria do Urbanismo e Planejamento Urbano e Regional. Vencedor de diversos concursos de arquitetura entre os quais o Edifício Sede da Petrobras no Rio de Janeiro (coautor), assim como tem artigos e projetos publicados em livros e revistas especializadas, nacionais e estrangeiras. Implantou a Região Metropolitana de Curitiba. Tem diversos projetos de arquitetura com mais de 500 mil metros quadrados construídos e também diversas atividades em planejamento urbano e regional, como a Política de Desenvolvimento Urbano do Paraná, o Plano Diretor de Foz de Iguaçu para a Itaipu Binacional, o Plano Preliminar para o Núcleo Urbano de Carajás – Pará e outros projetos urbanos na Amazônia. Foi consultor do Projeto Favela Bairro para a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Atualmente dirige a empresa URBANISTICA Planejamento Urbano e Regional.

 

Licenciado em Arquitetura, pela universidade Agostinho Neto, em Angola, desenvolveu variados projetos no País, abriu e liderou um escritório de ambiente,AmbioLda e lidera o seu escritório de Arquitectura, Prancheta Lda. Foi docente universitário na Universidade Metodista de Angola. Presidente da União de Arquitectos de Africa – AUA, Vice Presidente do Conselho Internacional de Arquitectos de Língua Portuguesa – CIALP e Presidente da Ordem dos Arquitectos de Angola – OA.

 

 

Analista de Desenho Urbano e Mobilidade na Iniciativa Bloomberg para a Segurança Global no Trânsito, programa que atua junto à Prefeitura de São Paulo desde 2015 com vistas à redução de mortos e feridos no trânsito. Arquiteta e Urbanista pela FAUUSP, também já atuou na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano de São Paulo (SMDU).

 

Presidente e fundador da Fraternidade sem Fronteiras (FSF) – Organização humanitária internacional, fundada em 2009, com sede em Campo Grande (MS). A instituição atua em 6 países, com 45 polos de trabalho e 15 mil crianças acolhidas nas regiões mais pobres do mundo onde recebem alimento, educação e amor. Trabalha e acredita na construção de um mundo de paz, sem fronteiras religiosas, de nacionalidade, étnicas, geográficas onde todos fazem parte de uma única família universal.

Ph.D. e M.A. pela Universidade de Harvard, EUA. Possui título de Mestrado e Graduação pela ESALQ – USP. Seus interesses profissionais incluem o desenvolvimento de novos modelos negócios associados à economia circular, inovação e produção de alimentos, fibras renováveis e matérias-primas utilizadas em diversas cadeias de valor. Membro do Conselho de diversas iniciativas associadas a empreendedorismo, aceleração de empresas e ecossistemas de inovação e sustentabilidade em SP, PE, MT, RS e EUA. É professor da ESALQ, USP, Piracicaba, desde 1997 (http://www.esalq.usp.br). Anteriormente foi professor da UNESP, FCA, Botucatu (http://www.fac.unesp.br) de 1989 a 1996.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO!

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
Serão emitidos certificados para os participantes do Fórum.
A programação do evento pode sofrer pequenas alerações sem aviso prévio.
O evento não devolverá valores de inscrições já concluídas, ou por conta de cancelamentos ou alterações de palestras.
Algumas das palestras do Fórum poderão ser realizadas através de videoconferência.
O site Sympla é o único canal oficial para Inscrições no Fórum.