Palestrantes

 

 

“Avanços na Politíca Habitacional”



Arquiteto e Urbanista, graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1974), mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988) edoutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1997). Atualmente é professor adjuntodo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Temexperiência na área de Planejamento Urbano, atuando principalmente nos seguintes temas: PolíticaHabitacional, Instrumentos de planejamento urbano, meio ambiente urbano e déficit habitacional.

Requalificação Urbana de Medelin: Avanços e Contribuições


Doutor em Engenharia e Arquitetura, graduado com honras acadêmicas pela UniversidadeTécnica de Munique na Alemanha em 2018.Diretor de Projetos Estratégicos Urbanos de Medellín, Inventor e cientista reconhecido porColciencias, detentor da patente de invenção do sistema modular industrializado para construçãode habitação e embaixador do serviço de apoio acadêmico alemão, DAAD na Colômbia.

 

Demanda Futura Por Moradia Até 2040: Perspectivas e Desafios”.


Formou-se em Direito pela PUC de Goiás, mas logo cedo, aos 18 anos, se dedicou à vida de empreendedor, comandando hoje várias empresas nacionais. Assumiu a Secretária de Indústria e Comércio de Goiás (SIC), em 2001. Foi em sua gestão na SIC que Goiás bateu recordes de crescimento, com  a atração de R$31 bilhões em investimentos e geração de mais de 210 mil empregos. Em novembro de 2017 foi indicado ao cargo de Ministro  das Cidades, onde permanece até o momento.

 

Sustentabilidade: Das Cidades ao País


Gerente de Projetos e Conteúdo do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Susten-tável (CEBDS), desde o início de 2014, onde é responsável pelos projetos institucionais, como Cidades,Ação 2020 e Agenda aos Candidatos. Foi Consultora Sênior no departamento de Mudanças Climáti-cas e Sustentabilidade na ICF International e foi Consultora Técnica no Ministério da Ciência, Tecnologiae Inovação na Coordenação Geral de Mudança Global do Clima e na Autoridade Nacional Designada”.Mestre em Planejamento Energético e Ambiental, Economista e membro do Roster of Experts da UN-FCCC como especialista no setor de energia.
“Gestão de Resíduos Sólidos no Brasil: Experiências a Compartilhar frente às dificuldades, e incluir as palavras sempre com a primeira letra maiúscula para manter o padrão


Jornalista com Pós-graduação em Gestão Ambiental pela COPPE/UFRJ.
Editor-chefe do programa semanal “Cidades e Soluções”.
“Gestão do Patrimônio Cultural: Desafios e Aprendizados”


Presidente Substituto do IPNAH e Diretor do Dept.de Patrimônio Material e Fiscalização. Membro do Conselho Consultivo do Patrimônio Museológico do IBRAM. Arquiteto e Urbanista, mestre e doutor em Arquitetura e Urbanismo. Foi diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UnB (2004-2011). É Professor da UnB com experiência na área de preservação do patrimônio cultural.
Mediador


Arquiteto formado pela FAU-UFRJ, onde é professor. Sócio do escritório Coutinho, Diegues, Cordeiro, é autor de projetos no Brasil e no exterior, tendo o seu trabalho extensamente publicado nos mais importantes veículos de arquitetura e design nacionais e internacionais. Foi conselheiro e diretor  do IAB RJ e presidente da AsBEA RJ.
“A Arte como Elemento de Inclusão Social”


Artista plástica, escultora, pintora, gravadora, desenhista, artista intermídia e professora.
Sua presença é marcante em momentos relevantes da arte contemporânea de nosso país, superando postulados informais dos anos 1950, construindo elementos figurativos nos anos 1960, com obra ainda atual.

Mediador


Arquiteto Urbanista, Conselheiro vitalício da Sociedade de Engenheiros e Arquitetos do Estado do Rio de Janeiro (SEAERJ).Conselheiro  Titular do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Estado do Rio de Janeiro – CAU/RJ. Colaborou com projetos como: Plano Integrado de Transportes -PIT Metrô; Estudo do Impacto da Rede do Metrô e Pré-Metrô; Plano de Circulação da Área Central; Plano Operacional de Integração Parcial do Metrô e Projeto de Investimentos para Otimização do Metrô – PIMOM. Prestou consultoria: Projeto de Controle das Enchentes da Bacia do Canal do Mangue; Plano de Desenvolvimento Urbanístico do Complexo do Morro do Alemão e no Plano de Desenvolvimento Urbanístico de Manguinhos. Possuí atividades e planejamentos com coordenação executiva como o Plano Urbanístico Básico da Cidade do Rio de Janeiro – PUB-RIO.
Mediador


Arquiteto da Prefeitura do Rio de Janeiro, Mestrado em Arquitetura e Urbanismo (UFF) e Doutorado em Design (ESDI/ UERJ). vice-presidente do COMDEF-Rio (Conselho Municipal da Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência), Membro da Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA-Rio).
Contribuições  da Arquitetura e Urbanismo e do Fórum Mundial para um Mundo Melhor


Próreitor de Graduação da Universidade Veiga de Almeida desde janeiro de 2017. Atuou como Diretor Nacional dePósgraduação da Rede lumno/Brasil entre setembro e dezembro de 2016. Vicereitor de Extensão, Cultura e EducaçãoContinuada e Coordenador Geral de Cursos da Universidade Estácio de Sá (UNESA) de 2014 a agosto de 2016, ondetambém atuou como Coordenador do Modelo de Ensino Estácio (20122014). Professor Universitário desde 1992, já lecionounas universidades Gama Filho (UGF) e Candido Mendes (UCAM), além da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Assumiu aDireção do Curso de Arquitetura e Urbanismo em 2000 na UNESA, onde leciona desde 1996, até ser nomeado Próreitor deGraduação em 2010. Doutor em Urbanismo pelo PROURB da Faculdade de Arquitetura e Urbanismoda UniversidadeFederal do Rio de Janeiro (FAUUFRJ2008), Mestre em Crítica de Arquitetura e Design pela Parsons School of Design/Nova YorkThe New School for Social Research (1991). Arquiteto e urbanista pela FAUUFRJ (1987). Concluiu o EnsinoMédio no Colégio Santo Inácio (1981). Foi membro do Conselho Universitário (CONSUNI), do Conselho de Ensino ePesquisa (CONSEPE) e do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da UNESA e atualmente é membro do ConselhoUniversitário (CONSUN) e do Conselho de Ensino e Pesquisa (CONSEP), além de Coordenador da Comissão de DireitosHumanos da UVA. Coordenador do Colégio de Entidades de Arquitetura e Urbanismo (CEAU) do Conselho de Arquitetura eUrbanismo do Rio de Janeiro (CAURJ2015), foi Coordenador da Comissãode Ensino e Formação do CAURJ (2014).Diretor Nacional (desde 2003) da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA). Professor do Cursode Pósgraduação em Projetos de Edificações e Cidades Sustentáveis da UNESA (2016). Autor do livro: Barra da Tijuca, opresente do futuro (2014) e do livro didático Teoria e história das cidades (2016).”
“Patrimonialização: Sim ou Não?”


Arquiteto-Urbanista, mestre e Doutor em Urbanismo, respectivamente com os trabalhos “Parâmetros Urbanísticosem Loteamentos Irregulares e Clandestinos” e “Urbanismo em Tempos de Retração”. Estudou no Instite odHousing Studies- IHS, Rotterdan, na Holanda, onde se especializou em “Housing, Planning and Building (1989).Ocupou diversos cargos públicos, como diretor da Empresa de Obras Públicas,Subsecretário de Estado dePlanejamento e mais recentemente, Superint. Regional no Rio de Janeiro, do Instituto do Patrimônio Histórico eArtístico Nacional (de outubro de 20006 a a dezembro de 2011). Foi editor da Revista Chão (1978- 1980).Em 2009, recebeu o Medalha Pedro Ernesto, oferecida pela Câmara de Veredores do Rio de Janeiro e, nomesmo ano, o título de Profissional do Ano.Sócio da URBANACON- Consultas Urbanas Assessoria e Gerenciamento Ltda., desde 1996.
A Cultura dos Megaeventos e o Aprendizado Sócio-Ambiental


Professor do IPPUR/UFRJ. Coordenou o Programa de Graduação em Gestão Pública para o Desenvolvimento. Econômico e Social (2010-2016) e coordena o Curso Especialização Energia e Sociedade no Capitalismo Contemporâneo.

Biomimetismo, Cidade Digital e Big-Data: Contribuições Tecnológicas ao Planejamento Urbano



Educadora na área de construção civil, apresentadora AEU (Abordagem Ambiental do Urbanismo),membro fundador da rede Cap Environnement, Professora titular na Escola Nacional Superior deArquitetura de Paris-Val de Seine, membro do laboratório EVCAU – Espace Virtuel de Conceptionen Architecture et Urbanisme (Espaço Virtual de Concepção em Arquitetura e Urbanismo), membroassociado do LIFAM – Laboratoire Innovation, Forme, Architecture, Milieux (Laboratório Inovação,Forma, Arquitetura, Territórios) Conferencista na Universidade de Paris 8, co-responsável da Ru-brica “Perspectivas” da revista Courrier de l’Architecte, co-fundadora do Atelier international expé-rimental pour la Cité Bio-numérique (Oficina Internacional Experimental para a Cidade Bio-digital),patrocinado pela Comissão francesa da UNESCO para suas ações com vista ao Congresso Mundialdos Arquitetos UIA 2020, co-diretora do Laboratoire Expérimental (Laboratório Experimental) naCité des Sciences et de l’Industrie (Cidade das Ciências e da Indústria) de Paris.

Urbanismo Transescalar e o Melhor Aproveitamentos dos Ativos Urbanos


Arquiteta e Urbanista.Diretora de Planejamento e Projetos Urbanos, Regionais e Ambientais do Instituto Niemeyer de PolíticasUrbanas, Científicas e Culturais. Consultora de órgãos internacionais de fomento, tendo coordenadodiversos Planos e Projetos Estratégicos, com destaque para HABITAR BRASIL BID /SEH Plano Esta-dual de Habitação de Interesse Social do RJ / Plano de Desenvolvimento do Turismo Náutico da Baíade Guanabara/RJ. Larga experiência em Planejamento, Licenciamento e Gestão de Grandes Projetosde Investimentos. Professora de Graduação e Pós-Graduação de Cursos de Arquitetura e Urbanismo,Turismo e Hotelaria (Ecóle Hoteliere de Lausanne). Consultora do FGV Consulting e FGV Projetos de2006/2010. tendo coordenado Planos Estratégicos de Desenvolvimento, com destaque para o PlanoDiretor de Cabo Frio/RJ. Professora do FGV/ NEATH em igual período. Professora dos Cursos de Pós-Graduação da UCAM em Políticas Públicas e Parcerias Privadas para Implantação deClusters Turísticos.
“Novo Enfoque Teórico na Pesquisa sobre Habitação”


Professora universitária, pesquisadora acadêmica, ativista política, ocupou cargos públicos na Prefeiturada Cidade de São Paulo, onde foi Secretária de Habitação e Desenvolvimento Urbano (1989-1992) e noGoverno Federal, onde foi Secretária Executiva do Ministério das Cidades (2003- 2005) cuja propostade criação se deu sob sua coordenação.Fundadora do LABHAB- Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos da FAUUSP (1997);coordenadora do Curso de Pós Graduação da FAUUSP (1998-2002), e integrante do Conselho de Pes-quisa da USP (2007).
“Certificação LEED: Avanços oncretos”


Diretor Executivo do Green Building Council Brasil (GBC Brasil) e Presidente do Comitê Regional dasAméricas do World Green Building Council. Advogado com especialização em Direito da Economiae da Empresa pela Fundação Getúlio Vargas, há 10 no Green Building Council Brasil, é o responsá-vel por dirigir e executar as atividades da Organização que compreendem as áreas de capacitaçãoprofissional, disseminação da informação, relação governamental e promoção de certificações paraedificações verde.
Acessibilidade Urbana, Transporte e Tecnologias Assistivas


Arquiteto, Licenciado em Filosofia e Literatura pela Universidade de Barcelona, atua no campo dabiomecânica, acessibilidade, ergonomia e Design for All / Design Universal, conceito difundido emtoda a Europa (através da rede EIDD-Design for All Europe), da qual foi presidente (1998-2001) enível global como presidente da Design for All Foundation. Autor de diversas publicações na áreade Design for All, como o Manual Europeu de Assistência Técnica para Acessibilidade (edição de2003), ou Destinos para todos (2017). Diretor executivo e proprietário da ProASolutions SL,em-presa de consultoria de arquitetura, engenharia e design com sede em Barcelona especializadaem acessibilidade, mobilidade, sustentabilidade, usabilidade e Design for All, sendo consultor emEspanha, Singapura, Dubai e Turquia, entre outros países.
“Convenção das Nações Unidas sobre Pessoas com Deficiências de 2006 Ratificada pelo Brasil em 2008 e as Ações da Secretaria de Direitos Humanos”


Formado em Direito pela Faculdade Brasileira de Ciências Políticas, com pós em Magistério Superior em Direito, 
pela Estácio e Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, pela Universidad del Museo Social Argentino. Tem 22 anos de atuação na advocacia, foi por dois mandatos membro do Conselho Pleno e presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB/RJ. Em 1990 sofreu um acidente de carro, o que lhe causou uma paraplegia. Investiu seu potencial nos estudos jurídicos, principalmente, voltados para defesa dos direitos humanos, sendo hoje a área de sua principal atuação.
“Live your Time: A Humanização das Cidades com o Tempo”


Um dos maiores designers do Brasil. Mudou-se em 1975 para o Brasil criando a nova marca da TVGlobo. Formou o Depto.de Videographics para programação visual da empresa: novelas, linha deshows, jornalismo, programas infantis, desporte, humor e outros. Exposições em Paris, Roma, Milão,Londres e outras. É criador de vários objetos como móveis e relógios, como o Timension, que passoua ser um “gadget” disponível para computadores da Microsoft e para o iPhone da Apple Inc.
“Mediador”


Atual diretor Nacional da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo e conselheiro Estadual do Instituto de Arquitetos do Brasil – RJ (2017 – 2019). Mestre com louvor em Arquitetura e Ciência da Construção pela Universidade Técnica de Delft, Holanda (2010 – 2012) tendo cursado antes História da Arquitetura (Lato Sensu) no Departamento de Educação Continuada da Universidade de Oxford, Inglaterra (2002 – 2003), Graduado com louvor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000 – 2005). Professor de cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFRJ (2008 – 2009 e 2017 – 2018) e da Universidade Estácio de Sá (2006 – 2017). Professor do Curso de pós graduação em Projetos de Edificações e Cidades Sustentáveis da Estácio (2016 – 2017), Coordenador Geral do Curso de Arquitetura e Urbanismo da mesma Universidade e Coordenador de Área na Vice – Reitoria de Graduação para os 15 cursos da Indústria Criativa (2014 – 2017). Membro do Núcleo de Docentes Estruturante do curso (2014 – 2017) tendo colaborado com a criação do atual currículo. Membro do Comité Institucional de Iniciação Científica da Universidade (2016 – 2017) e da Comissão de trabalho Final de Graduação do Curso de Arquitetura e Urbanismo (2014 – 2017). Membro do Conselho Editorial da revista Modenatura (2016 – 2017). Coordenador do Workshop Urbanismo Espontâneo no Fórum Internacional de Arquitetura e Urbanismo Rio Academy (2015). Palestrante em Universidades do Brasil e do exterior, como a T.U.Delft, na Holanda e as Universidades Federais de Niterói e do Rio de Janeiro, no Brasil (2006 – 2017). Tese de mestrado – Mutualistic Architecture: Innovative approach towards a preservative densification (2012), indicada pela T.U.Delft para o Archiprix. Projeto – Downtown Amsterdam: Underground canal Houses – aplicação prática da teoria desenvolvida na dissertação, conquistou o Primeiro Prêmio do concurso “Edifício do futuro”
– Building of the Future (2013) organizado pelo Instituto de Arquitetos da Holanda (NAi – Nederlands Architectuurinstituut). Projeto final de graduação – Cidade do Sexo (2005) indicado pela UFRJ ao Ópera Prima e Projetando com PVC (tendo conquistado menção Honrosa em ambos). O projeto foi ai nda finalista do Prêmio Arquiteto do Amanhã, do IAB – RJ e foi publicado em mais de 30 países. Diretor – fundador do escritório “Igor de Vetyemy Arquitetura” (2006 – 2017), que foi convidado pela embaixada Brasileira em Londres para representar a arquitetura de vanguarda do país no Festival de Arquitetura de Londres, juntamente com Paulo Mendes da Rocha e outros (2008). Participou dos grupos de pesquisa “The Why Factory” (2010 – 2011), organizado pelo escritório MvRdV, e “Explore Lab” (2011 – 2012), ambos baseados na Universidade Técnica de Delft, na Holanda. Colaborou com o escritório Internacional Mecanoo Architecten (2010 – 2012) e mantém parcerias esporádicas com escritórios brasileiros como o grupo Plural e Indio da Costa AUDT.
“Cidades Bio-Digitais”


Membro da Comissão Superior de unidades territoriais (Ministério da Infraestrutura e Ministério do
Meio Ambiente), membro da Comissão “Urbanismo” e da Comissão “Novas Técnicas” da Associação do
Prefeitos da França (AMF), arquiteto-conselheiro do Ministério da Cultura (designado junto às
Direções Regionais de Cultura), professor na Escola Nacional Superior de Paisagismo, membro do
Conselho Científico da Escola Nacional Superior de Criação Industrial (ENSCI) de Paris. Arquiteto
DPLG (Diplômé Par Le Gouvernement) e Paisagista DPLG. Paisagista C.N.E.R.P. Centre natio-
nal d’études et de recherches du paysage (Centro Nacional de Estudos e de Pesquisas do Paisagis-
mo) – grand paysage. Diploma de Estudos Aprofundados (DEA) -(Projeto arquitetônico e urbano).
Doutorado em Ciências da Informação e da Comunicação. Ex-Diretor de Teses de Doutorado (FAU) na
Universidade de Mons, Bélgica. Co-diretor do Laboratoire Expérimental (Laboratório Experimental) na
Cité des Sciences et de l’Industrie (Cidade das Ciências e da Indústria) de Paris. Consultor do HCERES –
Haut Conseil de l’Evaluation de la Recheche et de l’Enseignement Supérieur (Conselho Superior de Ava-
liação da Pesquisa e do Ensino Superior)e Urbanismo.
Mediador


Conselheiro de Honra do Instituto Niemeyer / Cerimônia de Abertura Cineasta, teatrólogo e jornalista. Atual diretor da Casa França Brasil, espaço a receber a primeira Escola de

Arquitetura no Brasil, local aonde se formaram também os primeiros arquitetos brasileiros, em prédio projetado por Grandjean de Montigny. Ex-diretor da RioArte (de 1983 a 1988) e do Teatro João Caetano (entre 1991 e 1995). Secretário de Cultura e Turismo em Duque de Caxias entre 2013 e 2015.
Mediador


Formade em 1985 pela UFF (Universidade Federal Fluminense) com licenciatura em Construção Civil em 1987.
Pós Graduada em Ètica na Gestão Pùblica, FIJ, 2010. Mestre em Desenvolvimento Sustentavél , 2009. Servidora Pública Federal- Arquiteta desde 1985 o CEFET/RJ. Atua projetos, editais, orçamentos e fiscalizações de obras. Três mandatos na direção da Associação dos Servidores do CEFET- pela qualidade do trabalho, dedicação e correção recebeu duas moções de louvor ao final de cada um desses mandatos eletivos. Atual chefe do Setor de Projetos do Campus. Como autônoma desenvolveu diversos projetos e obras com ênfase na área comercial.
“Produção Cultural no Brasil: Trajetória e Perspectivas”


Cineasta. Um nome que está no centro da história do cinema brasileiro desde a década de 1960. Comoprodutor, tem em seu currículo uma enorme lista de títulos importantes. Sempre presente na formulaçãode políticas para a produção nacional, tem sido líder da busca de soluções para a auto-sustentabilidadeda indústria audiovisual no país.
“A Sustentabilidade nos Projetos Urbanos e Arquitetônicos”


Arquiteto e Urbanista, formado pela FAU da Universidade do Brasil, 1960, atualmente Universida-de Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Elaborou o projeto urbanístico para o programa Rio Cidadeno bairro do Leblon, Conquistou o primeiro lugar nos concursos de projetos para a reurbanizaçãoda orla marítima do Rio de Janeiro e novo planejamento para as vias de penetração nos bairroscariocas de Leblon e da Tijuca.
Mediador


Arquiteto e Urbanista com diversos cursos e trabalhos em Florença na Itália, Iluminação Residencial e cênica. Filho da conhecida arquiteta de interiores e pesquisadora de Arte Popular Brasileira Janete Costa, Mario hoje segue trilhando os caminhos de sua mãe projetando para residências, Hotéis e Museus pelo Brasil a fora. Assim como Janete, ele continua um trabalho sólido de muita experiência e com uma marca de identidade própria onde valoriza obras de arte e, sobretudo a brasilidade.
Mediador


Mestre e Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pós-Doutor junto à École d’Urbanisme de Paris / Université de Paris-Est Créteil Val de Marne / Université de Paris-Est Marne-la-Vallée. Professor Adjunto do Núcleo de Teoria, História, Projeto e Planejamento da Faculdade de Arquitetura da UFBA, do
qual foi Coordenador (2015-16). Professor permanente e membro dos Colegiados do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPG-AU) e do Mestrado Profissional em Conservação e Restauração de Monumentos e Núcleos Históricos (MP-CECRE) da UFBA, onde ministra as disciplinas Sítios Históricos Urbanos: Análise, gestão e intervenção, Projeto em Preexistências e Arquitetura e Urbanismo Contemporâneos na América Latina e orienta dissertações de mestrado (acadêmico e profissional) e teses de doutorado. Líder do Grupo de Pesquisa Projeto, Cidade e Memória, certificado pelo CNPq. Foi coordenador (2012-2014) e vice-coordenador (2009-2012) do Colegiado do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo e é membro do Núcleo Docente Estruturante da FAUFBA. Presidente Nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), tendo sido anteriormente presidente do Departamento da Bahia do IAB e Secretário Executivo da Federación Panamericana de Asociaciones de Arquitectos (FPAA). É membro do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN), do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural de Salvador (Fundação Gregório de Matos / Prefeitura Municipal de Salvador), do Conselho Deliberativo do Comitê Brasileiro do ICOMOS (Internacional Council on Monuments and Sites) e do Conselho Diretor do DOCOMOMO Brasil. Tem participado dos Comitês Científicos de importantes eventos das áreas de arquitetura, urbanismo e preservação do patrimônio no Brasil e no exterior (Itália, Paraguai, Reino Unido), bem como da Comissão Julgadora de concurso e bienais de arquitetura no Brasil e no exterior, com destaque para a Bienal Internacional da Arquitectura de Costa Rica e para a Bienal Panamericana de Arquitectura de Quito. É
coordenador geral do ArquiMemória 5 – Encontro Internacional sobre Preservação do Patrimônio Edificado; foi coordenador geral do ArquiMemória 4 (2013) e coordenador da Comissão Científica do 6o Seminário Projetar (2013). Foi indicado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) como um dos três relatores do 27th World Congress of Architects da Union Internationale des Architectes (UIA), que acontecerá no Rio de Janeiro em julho/2020. Entre 2006 e 2009, coordenou nacionalmente, na condição de Técnico do IPHAN, o Inventário da Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo Modernos. Dentre as premiações recebidas, destacam-se: primeiro lugar no Prêmio Caixa-IAB 2006 – Concurso Nacional de Ideias e Soluções para a Habitação Social no Brasil; 3o lugar no 1o Prêmio de Arquitetura Akzo Nobel para obras construídas de jovens arquitetos brasileiros; menções honrosas no Prêmio CAPES de Tese 2013 e no Prêmio ANPARQ de Tese 2014; e três menções honrosas no Prêmio Opera Prima – Concurso Nacional de Trabalhos Finais de Graduação. Projetos de sua autoria têm sido publicados em revistas e livros especializados e participado de exposições no Brasil e no exterior (Argentina, Chile, Equador, Itália e Reino Unido). Proferiu palestras e é autor de artigos publicados no Brasil e no exterior (Argentina, Áustria, Bolívia, Cabo Verde, Chile, Cuba, Equador, Espanha, Estados Unidos, Holanda, Itália, México, Portugal e Reino Unido) sobre preservação do patrimônio edificado e sobre arquitetura e urbanismo modernos e contemporâneos, em especial intervenções em edifícios e sítios de valor cultural, teorias da conservação e da restauração e políticas públicas de preservação do patrimônio cultural.
“A Contribuição Social do Design”


Bacharel em Design de Interiores (EBA-UFRJ), Mestre em Psicologia Social (IP-UFRJ) e Doutora emArquitetura e Urbanismo (FAU-USP), atua há 40 anos no ensino superior da UFRJ, tendo como foco de seus estudos e de sua prática o fortalecimento da área, através da consolidação da formaçãoprofissional e da busca pela excelência, atribuindo à intervenção do designer de Interiores.
Mediador


Presidente Substituto do IPNAH e Diretor do Dept.de Patrimônio Material e Fiscalização. Membro do Conselho Consultivo do Patrimônio Museológico do IBRAM.
Design, F&E, Sustentabilidade e Inovação com Slogan All About Experience”.


Vice-Presidente sênior de Design & Technical Services Accor Hotels América do Sul, atua há mais de15 anos na área de projetos da AccorHotels no Brasil, assim como no desenvolvimento técnico doGrupo na América Latina. Sênior Vice-Presidente (SVP) de Design e Construção para a América doSul desde 2013. Professor do curso de pós-graduação em Arquitetura e Design de Interiores para oMercado de Luxo, da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI/SC).
“Economia Urbana e Sustentabilidade: Experiências Adquiridas”


Economista e analista estratégico com ampla experiência internacional em transformação digital,e-desenvolvimento, governo eletrônico, educação à distância, estratégia / avaliação de treinamento,mídia eletrônica, reforma de telecomunicações, banca internacional, trabalho de fundação e ensino.
Acessibilidade e Desenho Universal


Arquiteta e Urbanista, Professora, Pesquisadora de assuntos relativos à acessibilidade e desenho universal na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ, Regina Cohen é coordenadora do Núcleo Pró-acesso e da recém criada Comissão Temporária de Acessibilidade do CAU/RJ. Integra também a Comissão Permanente de Acessibilidade da Prefeitura do Rio de Janeiro. A arquiteta prestou serviços de consultoria em acessibilidade ao Comitê Organizador da Rio+20 e participou da elaboração, em 2011, do Manual de Acessibilidade da Rio 2016. Premiada na Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

Mediador


Graduado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991), mestre em Arquitetura (2010) e Doutor em Arquitetura (2014) pelo PROARQ da FAU/RJ, onde também lecionou de 2005 a 2014. Pesquisador do PROARQ/FAU/UFRJ. Sócio da DC Arquitetura- foco em edifícios comerciais e residenciais.Autor de dois livros, O Rio de Janeiro nas Alturas (2004) e Por dentro de Copacabana: descobrindo os espaços livres do bairro (2012). No CAU pretende focar no apoio aos jovens arquitetos que tem dificuldades em ao sair da faculdade, se estabelecer no mercado e com pouco apoio do Conselho. Acredita que deve se utilizar parte dos recursos para fomentar o aprimoramento profissional destes Arquitetos. Outro foco é no controle dos gastos do CAU para que sejam utilizados em prol da classe.
Mediador


Arquiteta e Urbanista, formada pela Universidade Gama Filho, foi associada á DE Fournier por mais de 20 anos, e há 2 anos à frente da ARQUI, como responsável técnica, assina projetos emblemáticos nos setores de arquitetura, como: O Cores da Lapa, Riserva Uno, Hotel Sofitel Jequitimar, Hotel Blue Tree Angra dos Res (Vila Galé) e Shopping Nova América. No Urbanismo o Reserva do Paiva e Alphaville Barra/RJ, participou como componente do COMPPUR RJ e foi presidente da ASBEA RJ.
“Diálogos com o Futuro”.


Professor do Departamento de Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro(PUC-Rio) e presidente do Instituto de Pesquisas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Economistae ecologista carioca, estuda as consequências econômicas e sociais das mudanças climáticasglobais, desde 1992.

Mediador


Sócia coordenadora do setor Ambiental do escritório Siqueira Castro – Advogados de São Paulo. Especialista em Direito Ambiental pela Faculdade de Saúde Pública – USP e em Direito de Energia Elétrica e pela Universidade Cândido Mendes. Possuí mais de 20 anos de experiência em Direito Ambiental. Responsável pela Coordenadoria de Legislação da Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública – ABLP. Eleita entre os advogados mais admirados da área ambiental anualmente pela Revista Análise Advocacia desde 2010 e entre os advogados indicados na publicação rankeadora Chambers Latin America desde 2011, na categoria Environment Brazil.
Mediador


Professora adjunta da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, junto ao Departamento de Turismo e Patrimônio, atual substituta eventual na chefia de departamento. Doutora em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (2013), com foco de estudo em sustentabilidade, Mestre em Ciências em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (2008);MBA em Auditoria e Perícia Ambiental – UFF 2003; MBA em Avaliações e Perícias de Engenharia – UFF 2003; Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense (1985). Experiência em Avaliações e Perícias Judiciais, com ênfase na área de engenharia civil, legislação urbana, edilícia e ambiental. Especialista em Perícia Ambiental. Especialista em Patologias das Edificações. Especialista em legislação urbanística e edilícia realizando diversos estudos relacionados a implantação da nova rede hoteleira na Barra da Tijuca e seus impactos. Especialista em avaliações imobiliárias com certificação AAA pelo Ibape Nacional. Professora e palestrante de vários cursos de curta duração em: perícias de engenharia, perícias ambientais, legislação edilícia, mediação e arbitragem e avaliação imobiliária. e do Ex-Diretora do Instituto Brasileiro de Avaliações e Pericias de Engenharia – IBAPE- Nacional. Participa como membro da Comissão de Direito Ambiental da AO/RJ.
Conexões Urbanas Metropolitanas, como Cidades Mais Sustentáveis


Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Santa Úrsula – RJ – 1984.Possui Especialização em: Preservação Ambiental da Cidade – BENNETT – 2002; Desenho e Gestãodo Território Municipal – PUC/CAMP – 1997;e Planejamento e Uso do Solo Urbano – IPPUR/UFRJ – 1995.
Mediador


Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal Fluminense, atua nas áreas de planejamento urbano e patrimônio cultural, sendo especialista em preservação e gestão do patrimônio cultural pela Casa de Oswaldo Cruz. Tem como interesses de pesquisa as iniciativas de requalificação dos centros urbanos, assim como o processo de pauperização dos centros e seus desdobramentos, como a ocupação desigual do território, os bolsões de pobreza e o surgimento de áreas subutilizadas nas cidades.

Novas Tecnologias para as Próximas Décadas: Os Parques Eólicos na Organização dos Espaços


Sócio-diretor da Brain Energy Energias Renováveis, arquiteto e urbanista formado pela UFRGS, desenvolveu sua carreira profissional nas áreas pública e privada, em cargos estratégicos de gestão, planejamento e projeto. Durante 10 anos foi presidente da Ventos do Sul Energia – empresa responsável pela implantação dos parques eólicos de Osório/RS, pioneira no Brasil.
Foi Secretário de Estado de Coordenação e Planejamento, Presidente da CEEE – Companhia de Energia Elétrica do Estado- e da Agência de Desenvolvimento do estado do RGSUL – e, a nível federal, foi presidente da EBTU – Empresa Brasileira de Transportes Urbanos – e membro do CNDU-Conselho Nacional de Desenvolvimento Urbano. Em 2015, foi escolhido como Arquiteto e Urbanista do Ano, na categoria, Trajetória Profissional, prêmio instituído pelo Sindicato de Arquitetos do RGSUL, com participação das demais entidades da categoria, como IAB/RS. Foi presidente do IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil), Nacional e Estadual e atualmente é membro vitalício do Conselho Superior da entidade.

Reabilitação Urbana e Cultura: Aprendizado no Parque das Nações em Lisboa


Geógrafa. Prof. Universidade de Lisboa, IGOT. Investigadora sénior do Centro de Estudos GeográficosEspecialista em temas urbanos. Coordenou programas de mestrado em Educação Ambiental e Desen-volvimento, em Estudos Urbanos e o de doutoramento em Geografia Humana.1ª Presidente da Associação Portuguesa de Geógrafos.
“Cidade do Rio de Janeiro: Evolução da Forma Urbana e o Pensamento Promotor dos Modelos Urbanos”


Arquiteta e urbanista, Doutora em Urbanismo e Ordenação do Território pela Universidade Politécni-ca da Catalunha, em Barcelona, tem grande conhecimento sobre os inúmeros planos já feitos para acidade do Rio de Janeiro, que ela reuniu no livro “Cidades Quadradas, Paraísos Circulares. Osplanos urbanísticos do Rio de Janeiro no século XIX” (Mauad, 2006), que resultaria no “AtlasAndreatta” (Vivercidades, 2008) cujos mapas mostram a evolução da forma da cidade, e o pensa-mento promotor dos modelos urbanos. Foi Diretora de Projetos Urbanos e Presidente do InstitutoPereira Passos, entre 1993 e 2000. Trabalhou em projetos importantes como “Rio Orla”, “Rio Cidade”e “Favela Bairro”. Atualmente lidera a Secretaria de urbanismo do Rio de Janeiro.
Mediador


Formado em 1966 na primeira turma de arquitetos e urbanistas da Universidade Federal do Paraná, onde depois foi professor das disciplinas de Teoria do Urbanismo e Planejamento Urbano e Regional. Vencedor de diversos concursos de arquitetura entre os quais o Edifício Sede da Petrobras no Rio de Janeiro (coautor), assim como tem artigos e projetos publicados em livros e revistas especializadas, nacionais e estrangeiras. Implantou a Região Metropolitana de Curitiba. Tem diversos projetos de arquitetura com mais de 500 mil metros quadrados construídos e também diversas atividades em planejamento urbano e regional, como a Política de Desenvolvimento Urbano do Paraná, o Plano Diretor de Foz de Iguaçu para a Itaipu Binacional, o Plano Preliminar para o Núcleo Urbano de Carajás – Pará e outros projetos urbanos na Amazônia. Foi consultor do Projeto Favela Bairro para a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Atualmente dirige a empresa URBANISTICA Planejamento Urbano e Regional.
Acessibilidade Urbana: Capacidade ou Incapacidade?


Acadêmico de desenvolvimento social e defensor dos direitos das pessoas com deficiência. Pales-trante e consultor internacional em questões relacionadas à acessibilidade.Sua dissertação fez contribuições teóricas, metodológicas e empíricas para os campos do planeja-mento urbano, direitos humanos e desenvolvimento. Pineda recebeu seu doutorado com distinçãoem 2010 por sua dissertação intitulada O modelo de capacidade de incapacidade: Avaliando o su-cesso da Lei Federal dos Emirados Árabes Unidos No. 29 de 2006 no emirado de Dubai.
Integração de Modais Viários: Reais Dificuldades para sua Humanização


Professor conferencista, orientação de teses de mestrado e participação em bancas de examede teses, concursos para professores e admissão de funcionários na COPPE/UFRJ; IME; PUC/RJ;UFMG; UFJF; UFPB, UnB; UNICAMP; UFF; FGV; IBAM; Diretor da ANTP – Associação Nacional dosTransportes Públicos – RJ; ex-Diretor Tecnico da Camara Brasileira de Transportes Ferroviarios;Artigos publicados na Revista da ANTP; Revista Rumos do Desenvolvimento; DTC/RJ; Revista daFEUFJF.

* Certificados serão emitidos para alunos.
* Podem haver pequenas alterações na programação, sem aviso prévio.
* Algumas palestras poderão ser realizadas através de videoconferência.
* Não devolveremos valores de inscrições já concluídas, ou por conta de cancelamentos/alterações de palestrantes.

email

instituto@institutoniemeyer.org inscricoes@institutoniemeyer.org

phone-icons

+ 55 (21) 2232-0666 / 9 9828-5313

img_175952

R. Jorn. Henrique Cordeiro, 400/1906 Barra da Tijuca – Cep. 22631-450 – Rio de Janeiro – RJ

Acompanhe nossas redes sociais:

 

© Copyright 2018