16 a 21, Outubro de 2018 – Rio de Janeiro  

i FÓRUM MUNDIAL NIEMEYER

NIEMEYER WORLD FORUM 
Rio de Janeiro from October 16th to 21th, 2018

Rio de Janeiro será o palco do
I Fórum Mundial Niemeyer

O Fórum Mundial Niemeyer 2018 organizado pelo Instituto Niemeyer de Políticas Urbanas, Científicas e Culturais, em parceria com a ONU-HABITAT, o Instituto de Arquitetos do Brasil_ IAB-RJ e CAU-RJ_ Conselho de Arquitetura e Urbanismo, com o propósito de reunir a sociedade, instituições e organizações públicas e privadas de excelência no âmbito das atuais e futuras questões urbanas, em plenária e on-line, para discutir propostas, projetos e práticas efetivas para um mundo melhor, mais solidário e humano.

O encontro abordará os desafios das cidades contemporâneas e países em desenvolvimento, que vêm conquistando um maior espaço na geopolítica internacional. Será discutido no Fórum, dentre outros assuntos, mobilidade urbana inclusiva, a acessibilidade segundo os princípios do desenho universal, sustentabilidade, o uso de energias limpas, renováveis e alternativas, e o uso da reciclagem dos materiais em nosso cotidiano, a integração de novas tecnologias, arte, sociedade e humanidades.

Nesse contexto de deslocamento dos eixos globais de influência, o Rio de Janeiro se destaca como um dos mais importantes centros urbanos do Hemisfério Sul. Sua relevância é reforçada por sua vocação turística, beneficiada pelos atrativos naturais e pela experiência de sediar grandes eventos internacionais, como a Copa do Mundo 2014 e os Jogos Olímpicos 2016, reforçando as atividades dos setores terciário e quaternário como forças motrizes para sua economia urbana.


O primeiro FMN tem como objetivo geral criar um ambiente favorável ao conhecimento e debate sobre experiências e projetos que vem contemplando propostas para a construção de cidades mais sustentáveis sobre diferentes aspectos afetos à dignidade humana, promovendo a simbiose entre natureza, criação arquitetônica autoral e responsável, alta cultura e cultura popular, diversidade e igualdade de direitos à qualidade de vida, na busca pela excelência da urbanidade. Pretende criar a base de um protocolo que pode ser entendido como uma “Carta de Intenções” da sociedade civil, governos e profissionais neste campo, para que pontos importantes se tornem uma agenda com compromissos gerais da comunidade internacional de arquitetos e urbanistas, na concepção de espaços urbanos mais democráticos, acessíveis e com maior grau de excelência em seus empreendimentos. A Programação do Evento contemplará 4 Painéis.

LOCAL / PLACE

Palestras/ Lectures 16/10 a 19/10

Teatro Adolpho Bloch – Edifício Manchete 
Rua do Russel, 804, Glória – Rio de janeiro

Exposições/Exposition 16/10 a 15/12
Casa França Brasil
Rua Visconde de Itaboraí, 78, Centro  
Rio de janeiro

Visitas Guiadas / Guided tours 16/10 a 15/12

MEC – FGV – Sambódromo
Hospital da Lagoa – Edifício Manchete
Caminho Niemeyer

 

PROGRAMAÇÃO / PROGRAMMING

:: Dia 16 (Terça-feira)
Cidades e Humanidades


Credenciamento
08:00 – 08:50hs

PLENÁRIA 1

09:00 as 13:25h


ALMOÇO
13:25 a 14:25hs 

Abertura Casa França Brasil
 

18:00 as 20:00hs

:: Dia 17  (Quarta-feira )
Arquitetura e Sustentabilidade



Credenciamento

08:00 – 08:50


PLENÁRIA 1

09:00h as 13hs


ALMOÇO
13:00 as 14:00hs


PLENÁRIA
2
14:05 as 18:30

 

:: Dia 18  (Quinta-feira)  
Cidade e Planejamento
Urbano-Social

Credenciamento

08:00 – 08:50


PLENÁRIA 1
09:00h as 13hs


ALMOÇO
13:00 as 14:00hs


PLENÁRIA 2

14:05 as 18:30

 

:: Dia 19  (Sexta-feira)  
Mobilidade e Cidade Inteligente


Credenciamento

08:00 – 08:50


PLENÁRIA 1
09:00h as 13hs


ALMOÇO
13:00 as 14:00hs


PLENÁRIA 2

14:05 as 18:30

 

+ PROGRAMAÇÃO DAS PALESTRAS / PROGRAM SPEAKERS

PALESTRANTES/ SPEAKERS

DIA 16/10/2018  –  PALESTRANTES   ::   CIDADES E HUMANIDADES

“Contribuição Social do Design”

Bacharel em Design de Interiores (EBA-UFRJ), Mestre em Psicologia Social (IP-UFRJ) , Doutora em Arquitetura e Urbanismo (FAU-USP), atua há 40 anos no ensino superior da UFRJ, tendo como foco de seus estudos e de sua prática o fortalecimento da área, através da consolidação da formação profissional e da busca pela excelência, atribuindo à intervenção do designer de Interiores nos espaços responsabilidade significativa na busca da qualidade de vida para todos. Atualmente é Presidente do Conselho Acadêmico da Associação Brasileira de Design de Interiores. 

“A Arte como Elemento de Inclusão Social”

Artista plástica, escultora, pintora, gravadora, desenhista, artista intermídia e professora.Sua presença é marcante em momentos relevantes da arte contemporânea de nosso país, superando postulados informais dos anos 1950, construindo elementos figurativos nos anos 1960, com obra ainda atual.

“Produção Cultural no Brasil: Trajetória e Perspectivas”

Cineasta. Um nome que está no centro da história do cinema brasileiro desde a década de 1960. Como produtor, tem em seu currículo uma enorme lista de títulos importantes. Sempre presente na formulação de políticas para a produção nacional, tem sido líder da busca de soluções para a auto-sustentabilidade da indústria audiovisual no país.

“Reabilitação Urbana e Cultura: Aprendizado no Parque das Nações em Lisboa”

Geógrafa, Professora da Universidade  de Lisboa, IGOT. Investigadora sénior do Centro de Estudos Geográficos

Especialista em temas urbanos. Coordenou programas de mestrado em Educação Ambiental e Desenvolvimento, em Estudos Urbanos e o de doutoramento em Geografia Humana. 1ª Presidente da Associação Portuguesa de Geógrafos.

“Gestão do Patrimônio Cultural: Desafios e Aprendizados”

Presidente Substituto do IPNAH e Diretor do Dept.de Patrimônio Material e Fiscalização. Membro do Conselho Consultivo do Patrimônio Museológico do IBRAM. Arquiteto e Urbanista, mestre e doutor em Arquitetura e Urbanismo. Foi diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UnB (2004-2011). É Professor da UnB com experiência na área de preservação do patrimônio cultural.

“Live your Time”

Designer, popularmente conhecido pela criação do logotipo da TV Globo. Vencedor de diversos concursos na Hohere Graphische Bundeslehr-und-Versuchsanstalt, em Viena, uma das mais famosas escolas de design europeias, ampliou sua experiência internacional..
Responsável pela concepção e produção das aberturas de quase todos os programas da Rede Globo, desde a década de 1970, tendo realizado também diversos trabalhos fora da emissora, como a produção do relógio Timension (um relógio de design futurista, sem ponteiros e sem números), para a Microsoft.
Como Palestrante, com o tema “Live your Time”, vem ampliando o olhar sobre a imersão dos habitantes nas cidades, com maior interface na vivência da arquitetura, do urbanismo e das experiências sensoriais urbanas.

 

DIA  17/10/2018 – PALESTRANTES    ::  ARQUITETURA  E  SUSTENTABILIDADE


“Diálogos com o Futuro”

Professor do Departamento de Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Presidente do Instituto de Pesquisas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Economista e ecologista carioca, estuda as consequências econômicas e sociais das mudanças climáticas globais, desde 1992.

Gestão de Resíduos Sólidos no Brasil: Experiências a Compartilhar frente às Dificuldades

Jornalista com Pós-graduação em Gestão Ambiental pela COPPE/UFRJ. Editor-chefe do programa semanal “Cidades e Soluções”

“Logística reversa: Arquitetura e Cidades ”

Mestre em Planejamento Energético e Ambiental, Economista e membro do Roster of Experts da UNFCCC como especialista no setor de energia,. Gerente de Projetos e Conteúdo do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), desde o início de 2014, onde é responsável pelos projetos institucionais, como Cidades, Ação 2020 e Agenda aos Candidatos. Antes disto, trabalhou como Consultora Sênior no departamento de Mudanças Climáticas e Sustentabilidade na ICF International e foi Consultora Técnica no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação na Coordenação Geral de Mudança Global do Clima e na Autoridade Nacional Designada”.

“Certificação LEED: Avanços concretos”

Diretor Executivo do Green Building Council Brasil (GBC Brasil) e Presidente do Comitê Regional das Américas do World Green Building Council. Advogado com especialização em Direito da Economia e da Empresa pela Fundação Getúlio Vargas, há 10 no Green Building Council Brasil, é o responsável por dirigir e executar as atividades da Organização que compreendem as áreas de capacitação profissional, disseminação da informação, relação governamental e promoção de certificações para edificações verde.

“Design, F&E, Sustentabilidade e Inovação com o slogan “ All About Experience”

Vice-Presidente sênior de Design & Technical Services AccorHotels América do Sul. Atua há mais de 15 anos na área de projetos da AccorHotels no Brasil, assim como no desenvolvimento técnico do Grupo na América Latina, tendo assumido a posição de Sênior Vice-Presidente (SVP) de Design e Construção para a América do Sul em 2013. É também professor do curso de pós-graduação em Arquitetura e Design de Interiores para o Mercado de Luxo, da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI/SC).

“Economia Urbana e Sustentabilidade: Experiências Adquiridas”

Economista e analista estratégico.  Ampla experiência internacional em transformação digital, e-desenvolvimento, governo eletrônico, educação à distância, estratégia / avaliação de treinamento, mídia eletrônica, reforma de telecomunicações, banca internacional, trabalho de fundação e ensino.

“E.Soprts:A relação dos novos Espaços de Encontro e a Sustentabilidade”.

Pesquisadora Pós-Doutoral, Doutora em Políticas Públicas Estratégia e Desenvolvimento (PPED) pela UFRJ, bolsista CAPES na Università Degli Studi di Siena, Mestra em Política Ambiental pelo Bard College, sob orientação de Prof. Dr. Joanne Fox-Przeworski. Principais áreas de interesse são: instituições . políticas públicas de inovação e formação de ecossistemas digitais.Foi Gerente de Sustentabilidade dos Jogos Olímpicos Rio2016. Atualmente é  da SpotrsApps Mobile.

 

DIA  18/10/2018  –  PALESTRANTES  ::  CIDADE E PLANEJAMENTO URBANO-SOCIAL 

“Novo Enfoque Teórico na Pesquisa sobre Habitação” 

Professora universitária, pesquisadora acadêmica, ativista política, ocupou cargos públicos na Prefeitura da Cidade de São Paulo. Foi Secretária de Habitação e Desenvolvimento Urbano (1989-1992) e no Governo Federal, onde foi Secretária Executiva do Ministério das Cidades (2003- 2005) cuja proposta de criação se deu sob sua coordenação. Fundadora do LABHAB- Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos da FAUUSP (1997); coordenadora do Curso de Pós Graduação da FAUUSP (1998-2002), e integrante do Conselho de Pesquisa da USP (2007)

“Evolução da Forma Urbana e o pensamento Promotor dos Modelos Urbanos”

Arquiteta e urbanista, Doutora em Urbanismo e Ordenação do Território pela Universidade Politécnica da Catalunha, em Barcelona. Possui grande conhecimento sobre os inúmeros planos já feitos para a cidade do Rio de Janeiro, que ela reuniu no livro “Cidades Quadradas, Paraísos Circulares. Os planos urbanísticos do Rio de Janeiro no século XIX” (Mauad, 2006), que resultaria no “Atlas Andreatta” (Vivercidades, 2008) cujos mapas mostram a evolução da forma da cidade, e o pensamento promotor dos modelos urbanos. Foi Diretora de Projetos Urbanos e Presidente do Instituto Pereira Passos, entre 1993 e 2000. Trabalhou em projetos importantes como “Rio Orla”, “Rio Cidade” e “Favela Bairro”. Atualmente lidera a Secretaria de urbanismo do Rio de Janeiro.

“A Cultura dos Mega-Eventos e o Aprendizado Sócio-Ambiental”

Membro da Comissão Superior de unidades territoriais (Ministério da Infraestrutura e Ministério do Meio Ambiente), membro da Comissão “Urbanismo” e da Comissão “Novas Técnicas” da Associação do Prefeitos da França (AMF), arquiteto-conselheiro do Ministério da Cultura (designado junto às Direções Regionais de Cultura), professor na Escola Nacional Superior de Paisagismo, membro do Conselho Científico da Escola Nacional Superior de Criação Industrial (ENSCI) de Paris. Arquiteto DPLG (Diplômé Par Le Gouvernement) e Paisagista DPLG. Paisagista C.N.E.R.P. Centre national d’études et de recherches du paysage (Centro Nacional de Estudos e de Pesquisas do Paisagismo) – grand paysage. Diploma de Estudos Aprofundados (DEA) -(Projeto arquitetônico e urbano). Doutorado em Ciências da Informação e da Comunicação. Ex-Diretor de Teses de Doutorado (FAU) na Universidade de Mons, Bélgica. Co-diretor do Laboratoire Expérimental (Laboratório Experimental) na Cité des Sciences et de l’Industrie (Cidade das Ciências e da Indústria) de Paris. Consultor do HCERES – Haut Conseil de l’Evaluation de la Recheche et de l’Enseignement Supérieur (Conselho Superior de Avaliação da Pesquisa e do Ensino Superior) e Urbanismo.

Arquiteto e Urbanista. Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ) para a gestão 2018-2020. Graduado pela FABP, Mestre em Ciências em Arquitetura pelo PROARQ/FAU/UFRJ e Engenheiro de Segurança do Trabalho pela EE/UFRJ. É assessor da Universidade da Cidadania, órgão do FCC/UFRJ e conselheiro titular do Conselho Nacional das Cidades. É arquiteto e urbanista do quadro permanente da UFRJ, onde coordenou o setor de produção do Grupo Executivo de Manutenção e Desenvolvimento e o Serviço de Manutenção Técnica 2; foi pesquisador e coordenador do Laboratório de Ensaios de Materiais de Construção da FAU/UFRJ; e foi membro titular do Conselho Universitário. Foi presidente do SARJ e da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas; foi coordenador do Colégio Brasileiro de Arquitetos e do Colegiado das Entidades Nacionais de Arquitetos e Urbanistas do CAU/BR. Foi conselheiro e diretor do CREA/RJ. Foi membro titular do Conselho Curador da Geo-Rio. Foi consultor técnico e professor da cadeira de Patologia das Construções, do curso de especialização em Arquitetura Ambiental da UGF.

“A Cultura dos Mega-Eventos e o Aprendizado Sócio-Ambiental”

Professor do IPPUR/UFRJ. Coordenou o Programa de Graduação em Gestão Pública para o Desenvolvimento. Econômico e Social (2010-2016) e coordena o Curso Especialização Energia e Sociedade no Capitalismo Contemporâneo

“Urbanismo Transcalar e o Aproveitamento dos Ativos Urbanos”

Arquiteta Urbanista. Professora Diretora de Planejamento e Projetos Urbano-Ambientais do Instituto Niemeyer. Coordenadora de planos setoriais junto a órgãos governamentais, com destaque para HABITAR BRASIL BID / SEH Plano Estadual de Habitação de Interesse Social do RJ / Plano de Desenvolvimento do Turismo Náutico da Baía de Guanabara e diversos Planos Diretores Municipais e Metropolitanos.

“Requalificação Urbana de Medellin: Avanços e Contribuições.”

Doutor em Engenharia e Arquitetura, graduado com honras acadêmicas pela Universidade Técnica de Munique na Alemanha em 2018. Diretor de Projetos Estratégicos Urbanos de Medellín, Inventor e cientista reconhecido por Colciencias, detentor da patente de invenção do sistema modular industrializado para construção de habitação e embaixador do serviço de apoio acadêmico alemão, DAAD na Colômbia.

“A Cultura dos Mega-Eventos e o Aprendizado Sócio-Ambiental”

Ministro das Cidades. Formado em Direito pela PUC.

DIA  19/10/2018 –  PALESTRANTES   ::   MOBILIDADE E CIDADE INTELIGENTE

“Acessibilidade e Desenho Universal”

Arquiteta e Urbanista, Professora, Pesquisadora de assuntos relativos à acessibilidade e desenho universal na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ. Regina Cohen é coordenadora do Núcleo Pró-acesso e da recém criada Comissão Temporária de Acessibilidade do CAU/RJ. Integra também a Comissão Permanente de Acessibilidade da Prefeitura do Rio de Janeiro. A arquiteta prestou serviços de consultoria em acessibilidade ao Comitê Organizador da Rio+20 e participou da elaboração, em 2011, do Manual de Acessibilidade da Rio 2016.
Premiada na Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

“Cidades Inclusivas. Modelos de capacidade, de incapacidade?” 

Acadêmico de desenvolvimento social e defensor dos direitos das pessoas com deficiência. Palestrante e consultor internacional em questões relacionadas à acessibilidade.
Sua dissertação fez contribuições teóricas, metodológicas e empíricas para os campos do planejamento urbano, direitos humanos e desenvolvimento. Pineda recebeu seu doutorado com distinção em 2010 por sua dissertação intitulada O modelo de capacidade de incapacidade: Avaliando o sucesso da Lei Federal dos Emirados Árabes Unidos No. 29 de 2006 no emirado de Dubai.

“Acessibilidade Urbana, Transporte e Tecnologias Assistivas” .

Arquiteto, Licenciado em Filosofia e Literatura pela Universidade de Barcelona, atua no campo da biomecânica, acessibilidade, ergonomia e Design for All / Design Universal, conceito difundido em toda a Europa (através da rede EIDD-Design for All Europe), da qual foi presidente (1998-2001) e nível global como presidente da Design for All Foundation. Autor de diversas publicações na área de Design for All, como o Manual Europeu de Assistência Técnica para Acessibilidade (edição de 2003), ou Destinos para todos (2017). Diretor executivo e proprietário da ProASolutions SL, uma empresa de consultoria de arquitetura, engenharia e design com sede em Barcelona especializada em acessibilidade, mobilidade, sustentabilidade, usabilidade e Design for All, sendo consultor em Espanha, Singapura, Dubai e Turquia, entre outros países.

 

 

“Integração de Modais Viários: Reais Dificuldades para sua Humanização”

Professor conferencista, orientação de teses de mestrado e participação em bancas de exame de teses, concursos para professores e admissão de funcionários na COPPE/UFRJ; IME; PUC/RJ; UFMG; UFJF; UFPB, UnB; UNICAMP; UFF; FGV; IBAM; Diretor da ANTP – Associação Nacional dos Transportes Públicos – RJ; ex-Diretor Tecnico da Camara Brasileira de Transportes Ferroviarios; Artigos publicados na Revista da ANTP; Revista Rumos do Desenvolvimento; DTC/RJ; Revista da FEUFJF. 

“A Sustentabilidade nos Projetos Urbanos e Arquitetônicos”

Arquiteto e Urbanista, formado pela FAU da Universidade do Brasil, 1960, atualmente Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Elaborou o projeto urbanístico para o programa Rio Cidade no bairro do Leblon, Conquistou o primeiro lugar nos concursos de projetos para a reurbanização da orla marítima do Rio de Janeiro e novo planejamento para as vias de penetração nos bairros cariocas de Leblon e da Tijuca.
“A Sustentabilidade nos Projetos Urbanos e Arquitetônicos”
Fórum Mundial Niemeyer CASA NIEMEYER

“Cidades Biodigitais”

Educadora na área de construção civil, apresentadora AEU (Abordagem Ambiental do Urbanismo), membro fundador da rede Cap Environnement, Professora titular na Escola Nacional Superior de Arquitetura de Paris-Val de Seine, membro do laboratório EVCAU – Espace Virtuel de Conception en Architecture et Urbanisme (Espaço Virtual de Concepção em Arquitetura e Urbanismo), membro associado do LIFAM – Laboratoire Innovation, Forme, Architecture, Milieux (Laboratório Inovação, Forma, Arquitetura, Territórios) Conferencista na Universidade de Paris 8, co-responsável da Rubrica “Perspectivas” da revista Courrier de l’Architecte, co-fundadora do Atelier international expérimental pour la Cité Bio-numérique (Oficina Internacional Experimental para a Cidade Bio-digital), patrocinado pela Comissão francesa da UNESCO para suas ações com vista ao Congresso Mundial dos Arquitetos UIA 2020, co-diretora do Laboratoire Expérimental (Laboratório Experimental) na Cité des Sciences et de l’Industrie (Cidade das Ciências e da Indústria) de Paris.

As pré-inscrições serão feitas exclusivamente online por este site.
Para efetuar sua pré-inscrição é necessário preencher o formulário para cadastro ao lado e aguardar o retorno da comissão organizadora do I FÓRUM MUNDIAL NIEMEYER.
Em breve receberá um retorno com a aceitação e informações sobre credenciamento.

Release

Clipping Fórum

Apoio Institucional